Início Plantão Barra Alunos do programa Dupla Escola visitam polo automotivo

Alunos do programa Dupla Escola visitam polo automotivo

 

Os 70 alunos e instrutores do programa Dupla Escola do CIEP 493 – Professora Antonieta Salinas de Castro, de Barra Mansa, visitaram o Polo Industrial Brasil do Grupo PSA, localizado em Porto Real. Os meninos e meninas tiveram a oportunidade de ver de perto como funciona uma grande empresa do setor automobilístico. O programa é uma parceria entre o Grupo PSA, a Secretaria de Educação, o RioSolidario e o Senai Rio.

 

 

A maioria dos jovens nunca tinha visitado uma fábrica. Eles, que fazem curso técnico de Eletrotécnica, ficaram encantados com as etapas de produção dos veículos da Peugeot e da Citröen.

– A visita foi ótima, pois vimos na prática o que estamos aprendendo no curso. Gostei, principalmente, de ver os robôs que são utilizados na linha de montagem – disse Beatriz Fontes, de 14 anos, que pretende cursar faculdade de Engenharia Mecatrônica.

 

 

Coordenadora do Futuro Agora, programa para jovens do RioSolidario, Aline Bieites acompanhou o passeio. Para ela, a visita mostra aos alunos como as disciplinas aprendidas no curso podem ser aplicadas em diversas etapas de produção.

– Aqui, eles puderam ter o gostinho do que serão capazes de fazer. Eles sairão qualificados para atuar não só aqui, mas em outras empresas da região. O curso é uma oportunidade de conseguirem uma colocação melhor no mercado de trabalho – destacou Aline.

 

O passeio faz parte de um calendário de eventos especiais elaborado pelo Grupo PSA para que os alunos tenham contato com as atividades práticas do setor e da área de formação do curso.

 

Sobre o programa
Divididos em duas turmas de 35 alunos, os jovens estudam em tempo integral as matérias do Ensino Médio e disciplinas do curso técnico de Eletrotécnica, como Eletricidade, ministradas pelo Senai Rio. O RioSolidario é responsável pela gestão administrativa, financeira e aplicação dos recursos repassados pelo Grupo PSA. Primeiro Dupla Escola do Sul Fluminense que oferece curso técnico, o CIEP atenderá 140 estudantes, nos próximos dois anos.