Início Plantão Rio Alunos do projeto Rio 2016 visitam Athina Onassis Horse Show

Alunos do projeto Rio 2016 visitam Athina Onassis Horse Show

“Adorei esse lugar! Queria muito voltar amanhã!”. É assim que o pequeno Lucas Marques, de 8 anos, descreve a sensação de ter visitado pela primeira vez, o Athina Onassis Horse Show – competição internacional de hipismo que aconteceu, na Sociedade Hípica do Rio de Janeiro, entre os dias 4 e 6 de outubro. Junto com outros 23 alunos do projeto Rio 2016 – iniciativa administrada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Suderj), que ensina modalidades esportivas a crianças, jovens e idosos – o jovem morador de Benfica teve, na última sexta-feira, a oportunidade de assistir a competições do evento, circular pelos bastidores, conhecer os estábulos e ainda aprender com especialistas como se cuida de cavalos.

 

Todos os visitantes, que tinham entre 6 a 17 anos de idade, fazem aulas de jiu-jitsu, através do projeto da Suderj, no Núcleo do Bope de Tavares Bastos, no Catete. No dia anterior, outros 72 alunos do projeto, de outras unidades também puderam visitar o evento.

 

– Eu gosto de jiu-jitsu, mas adoraria aprender a cavalgar. A parte mais legal foi ver como cuidar dos cavalos – disse Jhonatan Hilário, de 8 anos.

O veterinário da Sociedade Hípica Brasileira, Marco Restum, conversou com os jovens sobre o processo de vacinação dos cavalos, sobre a dieta e higienização dos animais e, no final, permitiu que os visitantes afagassem a égua que serviu de modelo para a apresentação.

– É uma ótima oportunidade para os jovens verem que é possível fazer uma carreira cuidando de cavalos, seja como veterinário ou tratador. É um mercado que tem muita demanda de profissionais – disse o especialista.

O professor de jiu-jitsu Gilson Fernandes, de 34 anos, que acompanhou seus alunos durante a visita, considera a experiência engrandecedora para os jovens atletas:

 

– Poucas pessoas têm acesso a eventos de hipismo. Por isso, é uma experiência única. Eles ficaram muito empolgados com a chance de ver treinos do esporte e ter contato com os cavalos.

História do Projeto Rio 2016

Lançado em 2007, sob o nome “Suderj em Forma”, o projeto virou Rio 2016 após a capital fluminense conquistar, em 2009, o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Atualmente, o programa atende a cerca de 230 mil pessoas com 52 modalidades esportivas em 785 núcleos espalhados pelo estado. Só no Complexo Esportivo da Rocinha, 4.500 pessoas são beneficiadas com 17 atividades esportivas, entre elas futebol, vôlei e natação.

 

Governo do Rio