Início Plantão Rio Alunos estudam o Vale do Paraíba

Alunos estudam o Vale do Paraíba

Os adolescentes do Criam (Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Menor) Ilha do Governador, uma das 17 unidades de semiliberdade do Novo Degase, visitam nesta sexta-feira (17/7) a cidade paulista de Bananal, um dos povoados da Região Sudeste que teve grande importância econômica em vários períodos da trajetória do país. A visita será um mergulho na história do vale do Paraíba.
]
A atividade é parte do projeto Trilhas e Rumos, que tem como objetivo promover a formação cultural e cívica do cidadão. O passeio é aguardado como muita expectativa pelos meninos, já que uma das atividades será a ida à Serra da Bocaina, onde se localiza a nascente do Rio Paraíba, que corta todo o Estado do Rio, de sul para norte, e tem vital importância para a economia fluminense.
Para o diretor do Criam Ilha, George Fox, será uma oportunidade para os meninos adquirirem cultura e conhecerem a história e a arquitetura da região, do Vale do Paraíba e das grandes fazendas dos barões do café.
O Vale do Paraíba sempre esteve nas principais rotas dos viajantes do Brasil Colônia. Sua ocupação data do fim do século XVII e início do XVIII, quando o ouro que vinha das Minas Gerais passava pela região, atravessando a Serra do Mar, para chegar ao porto de Paraty, sendo dali embarcado para o Rio e Europa.
Antes do passeio, os jovens do Criam Ilha participaram de mais uma etapa do projeto “Quem é Você?”, com palestra do instrutor de voo livre e professor do curso de Turismo da Faetec, Paulo Giovani Salles. O tema foi o mercado de trabalho na área do turismo no Estado do Rio e as técnicas de voar de parapente, além da gama de serviços que este esporte radical proporciona. Após a palestra, foram sorteados dois saltos duplos gratuitos de parapente, com partida da rampa de saltos do Parque da Cidade, no morro da Viração, em Niterói.

Fonte: Governo do Rio