Com o apoio do Ministério da Integração Nacional, as Defesas Civis municipais receberão treinamento especial para atender, com agilidade e eficiência, a população em situação de risco, como a que acaba de ocorrer na Região Serrana.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (18/1) pelo secretário do Ambiente, Carlos Minc, após sobrevoar de helicóptero a cidade de Nova Friburgo. Também fazem parte do pacote de medidas emergenciais da secretaria, a atualização do mapa de risco da Região Serrana, a compra de aparelhos de medição do nível dos rios e de dois radares meteorológicos semelhantes ao que a Prefeitura do Rio instalou, no fim de dezembro, no Sumaré.
Minc lembrou que em Areal foi “um simples carro de som” que evitou as mortes no município:
– Lá, a população teve como agir. Já em Friburgo, o sistema de alerta de cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) gerou um alarme para a cidade, mas o despreparo das equipes penalizou os moradores da região, que não foram removidos a tempo.
Ao ressaltar a necessidade do monitoramento das condições climáticas e da capacitação das defesas civis municipais, Minc disse que o treinamento da população, que receberá informações relativas ao mapa de risco da região e orientações de como agir durante um desastre, será peça fundamental no plano de contingenciamento.
Segundo Minc, o mapa de risco da Região Serrana, feito há cinco anos pelo Departamento Nacional da Produção Mineral, deve ter a sua atualização concluída ainda em 2011.
Os radares anunciados esta manhã pelo secretário Carlos Minc custam cerca de R$ 2 milhões cada um e serão comprados com verba do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam). Segundo Minc, um radar deve ficar no Norte e outro no Sul Fluminense:
– Nossa ideia é cobrir todo o Estado. Por isso, eles serão colocados de forma a complementar a cobertura do radar da Prefeitura do Rio – disse.
A aquisição destes equipamentos garantirá aos funcionários do Instituto Estadual do Ambiente o monitoramento da distância, intensidade e avanço das tempestades.
Fonte: Secretaria do Meio Ambiente