O secretário do Ambiente, Carlos Minc, a presidente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos, e fiscais da Cicca (Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais; órgão da SEA) realizaram blitz ambiental, na nesta sexta-feira (23/03), na Praia Brava, em Búzios, para retirar dois quiosques localizados irregularmente em zona de restinga.
Os quiosques estavam localizados dentro do Parque Estadual da Costa do Sol, criado em 2011. Os proprietários dos quiosques, construídos sobre restinga fixadora de dunas da região – o que configura crime ambiental –, já haviam sido notificados pelo Inea e pela Prefeitura de Búzios. A operação de retirada dos quiosques foi apoiada pelo Batalhão Florestal da PM.
Minc destacou que essa ação já é a terceira do gênero promovida pela SEA na Região dos Lagos com objetivo de combater crimes ambientais. “Nós já fizemos uma operação na Praia do Peró, para coibir estacionamentos ilegais, uma em Arraial do Cabo, perto das dunas, e esta agora na Praia Brava. Nossa ideia é dizer que a praia é de todos, as pessoas podem vender bebidas e comidas, mas somente com autorização da prefeitura. Em caso contrario, não é permitido e nós estaremos combatendo isso.”
Os quiosques estavam em áreas não edificantes. Para o coordenador da Cicca, José Maurício Padrone, a fiscalização contra este tipo de crime ambiental não vai ser interrompida. “Os quiosques precisam ser móveis, e não instalações fixas. Estes não tinham licença ambiental, nem mesmo da prefeitura para comercializar produtos. A operação é continua. Assim como já retiramos quiosques na Praia da Tartaruga, continuaremos fiscalizando toda a região.”
O material apreendido na blitz de hoje foi destinado a depósito público da Prefeitura de Armação de Búzios, e será mais tarde devolvido ao proprietário dos quiosques, que não estava no local no momento da blitz da Cicca.
Fonte: Governo do Rio