O papel das mulheres na sociedade é o tema do 1º Seminário “Mulheres Reais que Transformam”, evento a ser realizado no dia 30 de outubro, das 10h às 14h, no Hotel Sheraton Hotel & Resort, no Rio de Janeiro. Projeto da jornalista Ana Paula Padrão e da empresária Tatianna Oliva, da Cross Networking, o encontro vai reunir personalidades reconhecidas por suas ações pelos direitos humanos e pela igualdade social e cultural das mulheres no mundo. Estão confirmadas as presenças de Leymah Gbowee, prêmio Nobel da Paz em 2011; Sampat Pal Devi, líder do grupo Pink Gang contra a violência doméstica na Índia; Tony Porter, co-fundador da “A Call to Men”, entidade que combate agressões contra mulheres e crianças; Graça Foster, presidente da Petrobrás; Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente, e Renato Meirelles, diretor do Instituto Data Popular, que falará sobre a nova classe média brasileira.
Com expectativa de reunir cerca de 500 pessoas, o seminário “Mulheres Reais que Transformam” faz parte do projeto Tempo de Mulher, que realizou em julho deste ano o fórum “Mulheres Reais que Inspiram”, em São Paulo, com a presença de personalidades internacionais e com o apoio de Dove, a marca que há 20 anos apoia e incentiva a beleza real no Brasil. Representantes femininas ligadas à causa da mulher no mundo apresentaram suas histórias de vida e de luta.
Agora, Dove promoverá um outro debate que relaciona a beleza e a confiança e como juntas possibilitam conquistar objetivos, cativar pessoas e transformar o mundo. Para o painel, intitulado “Dove – Beleza que Transforma”, Andrea Salgueiro, vice-presidente de Cuidados Pessoais da Unilever e Ana Paula Padrão, receberão convidadas especiais que contarão suas experiências de como a felicidade está plenamente conectada a aceitação da própria beleza e como isso se reflete no sucesso pessoal de cada uma.
O seminário tem também o patrocínio de Amil, Activia, Casas Bahia, Sebrae, além da participação especial da ONG AME – Associação das Mulheres empreendedoras e o apoio à pesquisa da C&A, marcas e entidades que desenvolvem trabalhos com foco na mulher brasileira. “Nosso objetivo é atuar com marcas e instituições que possuem identificação com o tema e tenham trabalhos voltados às mulheres em suas plataformas de negócios”, explica Tatianna Oliva, sócia-diretora da Cross Networking.
Sobre os palestrantes do Seminário
Leymah Gbowee, ativista africana, nascida na Libéria, é responsável por liderar o movimento pela paz que pôs fim à Segunda Guerra Civil da Libéria em 2003. Em 2011, foi uma das três personalidades a receber o prêmio Nobel da Paz.
Sampat Pal Devi, fundadora e líder de um grupo de mulheres vigilantes no norte da Índia, chamado “Gangue Rosa” ou “Gangue Gulabi”, porque suas integrantes usam uma espécie de uniforme: um sari rosa como símbolo da luta contra a violência doméstica. Ela é ainda mais incomum por pertencer à mais humilde casta na hierarquia da sociedade hindu. A Irmandade Rosa reúne cerca de 20 mil pessoas. Sampat viaja de aldeia em aldeia na Índia fazendo reuniões com as mulheres e recrutamento para o grupo.
Tony Porter, educador e ativista norte-americano que há mais de vinte anos atua na área de justiça social. É reconhecido internacionalmente por seu trabalho de conscientização sobre agressão às mulheres. Co-fundador da entidade “A Call to Men”, é consultor da Comissão da Casa Branca sobre violência contra mulheres e meninas e do Gabinete de Violência contra Mulheres do Departamento de Justiça dos EUA.
Graça Foster, presidente da Petrobrás, é a primeira mulher no mundo a presidir uma companhia petrolífera. Há 31 anos na companhia, esse ano, foi eleita pela Revista Forbes, a vigésima mulher mais poderosa do mundo.
Izabella Teixeira é Ministra do Meio Ambiente desde 2009. Professora de MBA e especialista em avaliação ambiental estratégica. Desde 2010 integra o Painel de Sustentabilidade da ONU, composto por autoridades de 21 países.
Renato Meirelles, sócio-diretor do Instituto Data Popular, já conduziu mais de 200 estudos sobre o comportamento do consumidor de baixa renda no Brasil. É especialista na relação da nova classe média brasileira com os produtos e as marcas. Conhece suas peculiaridades, seus hábitos, influências, motivações e sonhos. Aprofundou seus estudos sobre a visão de mundo dessa classe, suas barreiras culturais e estratégias de mobilidade social.
Sobre Tempo de Mulher
Idealizado pela jornalista Ana Paula Padrão, Tempo de Mulher é um projeto focado no universo feminino. Foi desenvolvido após três anos de pesquisa com cerca de 30 mil mulheres em 15 estados brasileiros. Compreende diferentes plataformas de comunicação com a mulher brasileira, entre elas, portal, eventos, pesquisas e publicações. Lançado em agosto de 2011, www.tempodemulher.com.br é um dos portais femininos mais acessados do Brasil, com média de 20 milhões de page views por mês.
Sobre a Cross Networking
Fundada em 2008, a agência estabelece um novo modelo de negócio ao identificar interesses e objetivos comuns entre marcas para desenvolver projetos customizados em que os envolvidos troquem ativos, superem metas, viabilizem novos negócios e criem abordagens inovadoras. Assim são propostas alianças entre produtos ou empresas de áreas complementares ou de atuações diferentes, mas com foco no mesmo público. A Cross Networking faz parte da Holding Clube, grupo de capital 100% nacional com 23 anos de história, composto por oito empresas que atuam em diversas frentes da comunicação, fundado por José Victor Oliva.
Sobre a AME – Associação das Mulheres Empreendedoras
Criada em 2004, a Associação das Mulheres Empreendedoras (AME) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) focada no empoderamento das mulheres por meio do estímulo à pratica do empreendedorismo e da promoção da independência financeira. Para isso, oferece cursos e oficinas gratuitas para que as mulheres possam se capacitar e ingressar no mercado de trabalho. A OSCIP atua diretamente no apoio à mulheres vítimas de violência doméstica e urbana, por meio de apoio jurídico e psicológico, todos gratuitos. A AME é uma iniciativa das empresárias Cristina Boner e Karina Boner, que uniram um grupo de mulheres bem sucedidas profissionalmente para estimular o crescimento e ascensão feminina. Mais de 2 mil mulheres foram capacitadas pelos cursos oferecidos com parceiros ou atendidas para sair da condição de vítimas de violência e se beneficiarem da Lei Maria da Penha.
Informações para a imprensa – I Fórum Mulheres reais que Transformam
In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação