Início Plantão Brasil Apagão no Nordeste provocou falta de água

Apagão no Nordeste provocou falta de água

O apagão que deixou no escuro oito estados da Região Nordeste na madrugada de sexta-feira (4/2) ainda causa transtornos, principalmente em Alagoas e na Bahia. Por causa da queda de energia, os reservatórios de água da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) não puderam ser abastecidos, deixando 76 dos 102 municípios do estado sem água durante todo o dia.
Segundo Francisco Alves, assessor de Comunicação da Casal, no momento, o sistema se encontra em recuperação. Mas ele explicou que as bombas levam, pelo menos, 12 horas para encher novamente os reservatórios.
 
Na Bahia, segundo informou a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), os equipamentos que bombeiam a água de uma adutora pararam por causa do apagão, prejudicando o abastecimento do Polo Petroquímico de Camaçari, na região metropolitana de Salvador. Na capital baiana, 60% dos bairros ficaram sem água.
 
Em Pernanbuco também faltou água por causa do desligamnto das bombas que garantem o abastecimento das principais cidades do estado. A assessoria de Imprensa da Central Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informou que os problemas no abastecimento serão sanados em, no máximo, cinco dias.

Fonte: Agência Brasil