Início Plantão Barra APCC da Reserva começa a funcionar dia 23

APCC da Reserva começa a funcionar dia 23

IMG_5760-EE

 

A partir de terça-feira, dia 23 de fevereiro, será aberta a APCC – Área de Proteção a Ciclistas de Competição da cidade do Rio na Praia da Reserva. Serão 3,7 km da Barra ao Recreio exclusivos para treinamento de atletas das 4h às 5h30 da madrugada, de segunda a quinta-feira.

 

placa 1

 

O trânsito de veículos será interditado de segunda a quinta-feira, das 4h às 5h30. Nesse período, o fluxo de veículos será desviado para a Avenida das Américas. A interdição para os veículos começa a valer a partir desta segunda-feira, dia 22, para o evento piloto.

 

 

 

O trecho interditado será da Avenida Lúcio Costa, desde o trevo em frente ao futuro Hotel Hyatt, na Barra da Tijuca, até a Avenida Pedro Moura, no Recreio, no entanto, o trecho de treinamento dos ciclistas será da ilha 26 até a ilha 5.

 

 

 

Vale lembrar que será proibido o estacionamento de veículos no trecho da Reserva de segunda a quinta-feira das 3h às 6h. Os motoristas que desrespeitarem a sinalização estarão sujeitos a multa e reboque.

 

 

 

Quatro painéis de mensagens (PMv) vão informar os motoristas ao longo da Avenida Lúcio Costa, na Barra e no Recreio sobre a interdição da Reserva. Também foi implantada sinalização aérea informando da área de treinamento e regulamentando a proibição de estacionamento. Haverá dois pontos de bloqueio: na Barra, em frente ao Hyatt; e no Recreio, no trevo da Avenida Pedro Moura.

 

 

Assim como já acontece no Aterro do Flamengo, primeira APCC criada na cidade, após a sanção da lei municipal 5719/2014, a operação contará com o apoio da Guarda Municipal, Seop, Cet-Rio, GAE e Polícia Militar.

 

 

 

Este é um projeto que vai beneficiar os ciclistas de alta competição que moram na Barra e que não têm segurança para treinar em vias públicas. O subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Alex Costa, relembra que essa foi uma das primeiras reuniões que teve quando assumiu o cargo de subprefeito. A comissão de segurança da APCC sugeriu vários locais, onde já treinavam, como a pista lateral das Américas, próximo ao Info Barra e ao Alfaville.

 

 

– A partir disto, criamos inicialmente a APCC da Cidade das Artes, que funciona principalmente para treinamento de novos atletas, e adequamos a pista da Reserva para receber os ciclistas. O asfaltamento dos trechos de travessia já foi executado a pedido dos atletas e agora vamos melhorar a iluminação no trecho de treinamento – cita o subprefeito Alex Costa.

 

 

 

A primeira APCC funciona no Aterro do Flamengo e a segunda na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. E agora a da Reserva será o terceiro espaço seletivo para esse fim.

 

 

 

 

—