Início Plantão Brasil Apex aproveita o carnaval para promover negócios

Apex aproveita o carnaval para promover negócios

Empresas internacionais da área de tecnologia da informação (TI) vão conhecer o carnaval carioca, assistindo ao desfile das escolas de samba do grupo especial, no camarote da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), na Passarela do Samba.
 
A ação faz parte de um amplo programa de promoção à exportação da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) e da Apex-Brasil.
 
Segundo o diretor de Desenvolvimento de Mercados da Brasscom, Ricardo Asse, o carnaval é uma boa oportunidade de estreitar o relacionamento entre os fornecedores de serviços de TI e de softwares (programas de computador) do Brasil com o mercado internacional.
 
Números preliminares indicam que o mercado mundial de offshore (terceirização) de TI alcançou, no ano passado, US$ 100 bilhões. A participação brasileira ficou em torno de US$ 3,5 bilhões. Atualmente, a Índia detém o primeiro lugar do ranking de exportação de TI, com US$ 60 bilhões. “Não há hoje, claramente, um segundo lugar. Nenhum país se destaca muito fortemente”, disse Asse.
 
No mundo de TI, o Brasil disputa posição com outros países. Entre eles, o diretor da Brasscom citou México, Argentina, África do Sul, Dinamarca, Romênia, Vietnã e China. “Estão mais ou menos no mesmo patamar do Brasil. Então, é importante que o Brasil acelere as suas iniciativas e se posicione como segundo ou terceiro lugar nesse mercado.”
 
A previsão da Brasscom é de que o setor nacional de offshore de TI poderá crescer este ano, atingindo uma participação de cerca de US$ 4 bilhões no mercado mundial.
 
Este é o terceiro ano em que a Apex-Brasil promove no Sambódromo do Rio de Janeiro o Projeto Carnaval, visando a aproveitar a visibilidade da festa de Momo para a geração de negócios para as empresas brasileiras exportadoras e, também, atrair investimentos para o país.

Fonte: Agência Brasil