Início Plantão Brasil Aplicativo inédito permite que consumidores monitorem todo o trajeto do delivery de...

Aplicativo inédito permite que consumidores monitorem todo o trajeto do delivery de comida

Pedir comida pela web ou por meio de aplicativos já entrou no cotidiano de parte dos brasileiros. No entanto, muitos ainda mantêm o receio de não utilizar esses canais pelo fato de não ter certeza se realmente sua solicitação chegará ao destino final. Pensando nisso, a Disk Cook – que controla todo o fluxo do delivery – acaba de lançar um aplicativo inédito no mundo inteiro, que terá como principal novidade a possibilidade de acompanhar a movimentação dos entregadores em tempo real, após a realização do pedido.

 

 

Para transformar esse conceito em realidade, a empresa desenvolveu um sistema de monitoramento que será utilizado por mais de 150 entregadores. Dentre as funcionalidades o destaque é para o acompanhamento por GPS em tempo real de todos os pedidos. “ Decidimos investir mais de R$ 2 milhões para colocar esse produto em prática e não temos dúvidas que essa inovação revolucionará o mercado de delivery. Vamos melhorar a experiência de quem já é usuário do serviço e atrair novos consumidores”, afirma Patrick Sigrist, sócio-diretor da Disk Cook.

 

 

Além da funcionalidade, o aplicativo também disponibilizará aos usuários mais itens inéditos, como o agendamento de entrega, possibilidade de escolher pratos de diversos restaurantes em um único pedido, refazer o pedido e pagar com cartão de crédito em um clique após o primeiro cadastro. “ O consumidor terá no ‘bolso’ o cardápio dos melhores restaurantes, completo e atualizado, com fotos, descrições e o seus respectivos preços”, argumenta o executivo.

 

Com a nova solução, a Disk Cook pretende dobrar o atual volume de pedidos dos clientes – 20 mil mensais – e aumentar em 20% a base de restaurantes parceiros até 2014 – hoje, estão presentes no sistema 150 das mais renomadas casas gastronômicas de São Paulo e Rio de Janeiro. “ No curto prazo, a meta da empresa é fechar com faturamento acima de R$ 30 milhões em 2013”, complementa.

 

 

Inicialmente, o app estará disponível apenas no sistema iOS. “ Para os dispositivos com Android, a ideia é que tenhamos o aplicativo pronto para o 1º semestre de 2014”, informa Patrick Sigrist.

 

 

Diferenciais
Com a proliferação de diversas plataformas de delivery on-line nos últimos anos, a Disk Cook continua mantendo seu diferencial em relação à concorrência, sendo a única a oferecer o gerenciamento de toda a operação de entrega dos restaurantes, sistema que a fez ter sua trajetória de sucesso em mais de 15 anos de atividade. “Os estabelecimentos de alto padrão ficam animados com nosso modelo de negócio pelo fato de poder focar toda atenção para o salão”, comenta o executivo. “Deixamos fazer o que eles realmente sabem: o preparo da comida. A preocupação com entregadores, telefone, site, pós venda com clientes e divulgação fica conosco”.

 

 

Sigrist observa que o fato de não haver um alto investimento é outro atrativo às casas gastronômicas aderirem à plataforma. “ A remuneração da empresa segue a mesma linha do mercado. O restaurante paga apenas um percentual a cada pedido solicitado, não existindo qualquer taxa de adesão para contratar o serviço”, explica.

 

 

A trajetória de sucesso
Antecipando as tendências no setor de delivery, a Disk Cook foi criada em 1997 pelos empresários Patrick Eberhardt e Daniela Klabin. A empresa inovou ao trazer a proposta de levar para casa dos clientes pratos dos mais conceituados restaurantes de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). A grande sacada foi possibilitar aos consumidores uma alternativa mais elaborada de entrega de comida, na época muito restrita a pizzas e lanches.

 

 

Para isso, os empreendedores criaram uma central telefônica onde os clientes podiam efetuar as solicitações entre 50 opções de casas gastronômicas. Ao mesmo tempo, a companhia era responsável por gerenciar toda operação do delivery, cuidando desde a comunicação aos estabelecimentos, passando pela logística dos motoboys até a realização da entrega.

 

 

A ideia deu tão certo que outras empresas decidiram concorrer com a Disk Cook, ainda na década de 90. Após três anos de atividades, Patrick Sigrist – um dos atuais diretores – entrou na sociedade com objetivo de racionalizar os custos da operação e iniciar o planejamento para se investir em tecnologia. Um dos primeiros movimentos do empreendedor foi arquitetar a aquisição do principal concorrente da capital paulista, o Chef Express. “ A partir daquele momento, sempre crescemos de forma exponencial”, conta Sigrist. Em 2001, a empresa lançou o primeiro portal de venda de delivery do País e, além do atendimento via call center disponibilizou aos clientes a opção de pedir pela internet, experiência inédita até então.

 

 

Em 2008, a empresa iniciou parceria com algumas grandes redes como Pizza Hut, Bob’s e The Fifties com o intuito de centralizar a captação das solicitações das cadeias. Três anos depois, a companhia também lançou o iFood, startup idealizada dentro da própria Disk Cook que agrega pedidos on-line de restaurantes que já possuem a própria estrutura de delivery. Hoje, o iFood é líder do segmento no Brasil.

 

 

Além de Patrick Sigrist, atualmente a Disk Cook conta com os sócios Guilherme Bonifácio, diretor de operações e terceirização de serviços, e Simone Carvalho, diretora de marketing e relacionamento com os parceiros.

 

Agência Brasil