Início Plantão Brasil Aplicativo vai intensificar monitoramento da saúde pública durante os Jogos Paralímpicos

Aplicativo vai intensificar monitoramento da saúde pública durante os Jogos Paralímpicos

MostrarImagem

 

Com o objetivo de intensificar o monitoramento de ocorrências ligadas à saúde durante os Jogos Paralímpicos, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde disponibiliza o aplicativo Guardiões da Saúde em seis idiomas, além do português: inglês, francês, espanhol, russo, árabe e chinês. A iniciativa, pioneira no mundo, é uma ferramenta de vigilância participativa que, aliada a outras ações desenvolvidas para o mundial esportivo, ajudará a coletar informações sobre o risco de transmissão de determinadas doenças e agilizar ações efetivas de combate a qualquer eventualidade antes, durante e após os jogos.

 

 

Neste processo de monitoramento e detecção de surtos e epidemias, a participação da população é essencial. Entre outras coisas, para conter a disseminação de doenças como as transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, zika vírus e chikungunya), mesmo sendo inverno no Brasil, quando, historicamente, os índices dessas doenças estarão em declínio e atingem seu menor índice.

 

 

Na ferramenta, o usuário poderá indicar diariamente qual é a sua condição de saúde e, com base nestas informações, será possível detectar, por localidade, ocorrências de três tipos de síndromes – respiratória, diarreica e exantemática. Assim, os usuários ajudarão as autoridades a se anteciparem ao avanço de enfermidades transmissíveis, o que contribuirá para a rápida adoção de providências para informar e proteger a população. Além disso, relatos consistentes tendem a incentivar mais usuários a permanecerem vigilantes em relação a áreas vizinhas consideradas críticas por meio do Mapa da Saúde.

 

 

Funcionalidades do aplicativo

O cidadão será um Guardião da própria saúde e de outros moradores de sua residência, protegendo, desta forma, toda a comunidade ao seu redor. Para isso, o usuário deverá responder, diariamente, perguntas relacionadas à sua condição de saúde: se está com febre, se sente dores no corpo ou nas articulações, se está com manchas e coceira pelo corpo, entre outros sinais e sintomas listados.

 

 

 

Além da presença ativa da população, por meio de geolocalização, é possível encontrar no aplicativo outros serviços, como uma listagem de Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e farmácias mais próximas do local onde o cidadão estiver. Assim como acessar informações sobre cuidados e prevenção e aprender sobre temas da área da saúde por meio de um jogo interativo. Desenvolvido para que adultos e crianças, o jogo é composto 42 fases em correlação aos esportes olímpicos e mostra, por exemplo, quais são as ações para o controle do mosquitoAedes aegypti.

 

 

 

Como ser um guardião

Qualquer cidadão a partir dos 13 anos pode participar. Basta baixar, gratuitamente, o aplicativo na Play Store ou na Apple Store. É possível, também, utilizá-lo no site guardioesdasaude.org. Vale destacar que não há registro nominal no cadastro e a privacidade do e-mail está garantida e que não haverá contato do sistema de saúde em decorrência da participação. A comunicação da condição de saúde não significa a realização de uma consulta médica.