Início Plantão Barra Apresentação dos uniformes do Time Brasil na Rio 2016 by Lenny Niemeyer

Apresentação dos uniformes do Time Brasil na Rio 2016 by Lenny Niemeyer

Por Graça Paes, RJ

 

IMG_4895_Graça_Paes_agencia-zapp-news

 

No fim da manhã de quarta-feira, dia 6 de julho, no Parque Lage, Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio de janeiro, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) realizou uma coletiva de imprensa seguida de desfile para apresentar os uniformes masculinos e femininos que os atletas olímpicos irão usar nas cerimônias de abertura e encerramento da Rio2016. Participaram do evento, a estilista Lenny Niemeyer que desenhou os modelos, Paulo Borges,  criador e diretor do SPFW, que coordenou o processo de seleção que escolheu os modelos mais adequados ao Time Brasil, Paulo Correa, presidente da C&A Brasil, empresa responsável pela confecção dos mesmos, e os atletas Ana Satila (Canoagem Slalom), Marcus Vinícius D’Almeida (Tiro com Arco), Aline Silva (Luta Olímpica) e Pedro Henrique Gonçalves da Silva (Canoagem Slalom). 

 

IMG_4914 _Graça_Paes_agencia-zapp-news

 

“Estamos muito felizes com o resultado final e temos a certeza de que os nossos atletas estarão muito bem vestidos e elegantes nas cerimônias dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Podemos afirmar que, como país anfitrião dos Jogos Olímpicos, o Brasil causará excelente impressão ao encerrar o desfile da cerimônia de abertura no dia 5 de agosto, no Maracanã”, afirmou o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Carlos Arthur Nuzman.

 

 

IMG_4890 _Graça_Paes_agencia-zapp-news

 

Paulo Correa, presidente da C&A Brasil, disse que para a marca é um grande orgulho vestir os atletas brasileiros durante os desfiles dos Jogos Olímpicos. “Estamos há quatro décadas conectados com a mulher brasileira, oferecendo produtos de moda que traduzem o seu jeito de ser. Ter a oportunidade de desfilar nossa paixão pelo país e pela moda nessa grande passarela do esporte é algo muito especial para cada integrante do nosso time” comentou o vice-presidente de Operações e Marketing da C&A, Elio Silva.

 

 

RecuperaImagemRecortada
(A imagem acima corresponde à estampa de uma das peças do uniforme do Time Brasil  Rio2016)

 

PROCESSO DE SELEÇÃO 

O processo de seleção partiu de um convite do COB ao diretor da Luminosidade, Paulo Borges, que ficou encarregado de elaborar um projeto de criação dos uniformes dos atletas com a assinatura da moda brasileira. A ação foi mais uma realização da campanha Amo Moda Amo Brasil, liderada por Borges. Desde sua apresentação ao mercado nacional de moda, por meio da iniciativa a Luminosidade busca oportunidades de posicionar a identidade, a criação e o design brasileiros nos grandes contextos de visibilidade global. Nada mais justo que trazer este DNA para os grandes momentos do esporte mundial, sendo os Jogos Olímpicos do Rio uma das mais importantes conquistas neste sentido.

 

IMG_4936 Zapp News
Pedro Henrique Gonçalves da Silva (Canoagem Slalom), Aline Silva (Luta Olímpica), Marcus Vinícius D’Almeida (Tiro com Arco) e Ana Satila (Canoagem Slalom) – (Foto de Graça Paes)

 

Além do COB, o processo de escolha contou ainda com a participação da C&A, da Luminosidade e com a opinião de alguns atletas, como Victor Penalber (judô), Marcus Vinicius D’Almeida (tiro com arco), Jade Barbosa (ginástica artística) e Ana Sátila (canoagem slalom).

 

 

IMG_4970 zapp news

 

Definido o conceito, foram convidados cinco estilistas de destaque no cenário da moda nacional para participar do processo. Os uniformes teriam que ser criativos e elegantes, evidenciando brasilidade em suas cores e cortes, sem deixar de lado o conforto dos atletas.

 

IMG_4901 zapp news

 

“A criatividade e a vibração inerentes ao DNA da nossa moda são também ‘um ouro do Brasil’. Sempre acreditei nisso e há mais de 20 anos invisto todos os meus esforços para contribuir com o posicionamento da moda brasileira aos olhos do mundo. E em um momento em que todos os holofotes estão voltados para nós, quem melhor para vestir os nossos atletas que um criador brasieiro?”, afirmou Borges. “A apresentação do Brasil como acreditamos e desejamos parte do compromisso, da crença de cada um. Seremos milhões torcendo pelo Time Brasil durante os jogos Olímpicos e a moda nacional estará presente garantindo que os anfitriões apresentem ao mundo a nossa alma traduzida em design”, completou.

 

IMG_4913

 

A estilista Lenny Niemeyer falou de sua alegria ao desenhar os uniformes do Time Brasil. “Foi com muito orgulho que aceitei o desafio de criar os uniformes oficiais da cerimônia de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Minha inspiração veio da natureza com toda a diversidade do nosso país. A partir do verde, azul e amarelo da bandeira brasileira, criei uma estampa que remete aos nossos pássaros e flores tropicais, em tecidos leves que se movimentam ao vento e tons de areia do nosso vasto litoral. A modelagem é clássica e atemporal, reforçando o comprometimento e grandiosidade de um evento que vai ficar marcado na nossa história’’, explicou a estilista.

 

IMG_4908