Início Plantão Barra Arcebispo do Rio inaugura mosaico no Recreio

Arcebispo do Rio inaugura mosaico no Recreio

Na tarde deste sábado 1º de maio, o Arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, inaugurou e abençoou o maior painel mosaico religioso da cidade no prédio pastoral da Paróquia Imaculada Conceição, no Recreio dos Bandeirantes. A atividade faz parte das comemorações dos 25 anos da igreja, sob a supervisão do páraco Pe. André Vilar.

Para compor a obra de 120 metros quadrados, que traz as imagens de Jesus e Maria, o monge beneditino dom Marcelo Molinero usou 200 mil peças em vidro, cerâmica, granito, mármore e pedras semipreciosas. Foram necessários 12 meses de trabalho em ateliê e mais 20 dias sobre o andaime, sob a coordenação da arquiteta Regina Machado. O peso total do mosaico é de 700 quilos.

“Nossos antepassados fizeram diversos monumentos e durante muito tempo a Igreja foi especialista em arte sacra. Hoje ela se recupera. Dentro de uma nova visão de evangelização, que vai além do culto, da questão pastoral, inclui também a catequese por meio da arte, do belo, das idéias, onde nós retornamos à beleza e à harmonia do passado”, comentou dom Orani. De acordo com o Arcebispo, a conclusão de uma construção é sempre o começo de um novo trabalho.

“A primeira emoção foi quando vi o trabalho montado. Aqui é até difícil de falar, é muito emocionante. Já não faz mais parte de mim, agora o mosaico é da comunidade e se vocês gostam isso é o que importa”, disse emocionado dom Marcelo, autor da obra. A solenidade contou com a participação da Banda da Polícia Militar do Rio de Janeiro e foi encerrada com uma Missa em Ação de Graças. Estiveram presentes autoridades civis, eclesiásticas, políticas e militares.

Fonte: Margareth Santos