Início Plantão Mundo Arquiteto do Castelão 2014 viaja para a África

Arquiteto do Castelão 2014 viaja para a África

O arquiteto Ronald Werner Fiedler, responsável pelo projeto do estádio Castelão para a Copa de 2014, embarca no domingo (28 de fevereiro) para a África do Sul. Ele viaja com outros profissionais que integram o Time de Arquitetos da Copa. A comitiva irá conhecer estádios e outras instalações dedicadas exclusivamente ao Mundial 2010. Ao todo, o país sul-africano investiu R$ 7,97 bilhões em estruturas esportivas e infraestrutura necessárias à realização do evento. 

A missão é organizada pelo Portal 2014 (www.copa2014.org.br), parceria entre o Sinaenco – Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia e a Editora Mandarim, e tem como patrocinadores Usiminas, ArcelorMittal, Lanxess e CSN. “A viagem é uma oportunidade para que os profissionais conheçam a experiência da África do Sul na organização desse que é um dos eventos mais grandiosos e empolgantes do planeta”, afirma o diretor de Marketing do Portal, Rodrigo Prada.

O Time de Arquitetos da Copa reúne profissionais brasileiros e estrangeiros responsáveis pelos estádios que irão receber o torneio no Brasil. Os 20 arquitetos que participam da comitiva representam as 12 cidades-sede escolhidas. Além deles, viajam Leon Myssior, vice-presidente do Sinaenco e coordenador do Time de Arquitetos, representantes dos patrocinadores e equipe do Portal 2014.

O roteiro da viagem tem passagens por cinco cidades-sede e sete modernos estádios, incluindo aqueles onde a seleção brasileira irá jogar, e visitas aos locais em que serão montadas as FIFA Fan Fests, áreas públicas para torcedores acompanharem as partidas exibidas em telões. Em todas as cidades, a missão será recebida pelos administradores dos estádios esportivos. Está ainda prevista reunião com o presidente do Comitê Organizador Nacional da África do Sul, Dany Jordan, representante da FIFA no país.

“Esses encontros serão de fundamental importância para que os arquitetos colham informações sobre os desafios encontrados durante as preparações para a Copa do Mundo. Assim como o Brasil, a África do Sul é um país que enfrenta dificuldades de diversas ordens, mas que com competência e criatividade está conseguindo realizar seus projetos”, observa Rodrigo Prada. O Time retorna ao Brasil em 8 de março.  

O Portal 2014 (www.copa2014.org.br)

Portal 2014 foi concebido pela Mandarim Comunicação, com apoio do Sinaenco – Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia, para estimular e divulgar todas as ações que levem ao sucesso da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil. Trata-se de um portal de informação e notícias, entretenimento e serviços, inicialmente para o público mais especializado na área de infraestrutura: arquitetos, engenheiros, construtores, empreendedores e gestores públicos. O arquiteto

Ronald Werner Fiedler Associado do escritório Vigliecca&Assoc desde 2005. Recebeu diversos prêmios, inclusive o “O Melhor da Arquitetura" da Editora Abril em 2008, pelo projeto de Urbanização do Complexo Heliópolis.

Fonte: Mandarim Comunicação