Início Plantão Brasil Arquitetura da USP em São Carlos abre inscrições para pós-graduação em setembro

Arquitetura da USP em São Carlos abre inscrições para pós-graduação em setembro

 

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos abre 50 vagas – 30 de mestrado e 20 de doutorado – do programa de Pós-Graduação em duas áreas para 2014: Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo; e Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia. O período de inscrições vai de 2 a 13 de setembro de 2013.

 

 

O objetivo dos cursos é formar pesquisadores, docentes e profissionais para atuar em áreas de arquitetura, urbanismo e tecnologia. Ambos os cursos integram o Sistema Nacional de Pós-Graduação, sendo credenciados pela CAPES/MEC. “O programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo tem nota 5 da Capes e vem tendo suas teses reconhecidas em diversas premiações”, destaca o professor Renato Anelli, presidente da comissão de pós-graduação do IAU.

 

 

O mestrado alcançou recentemente a marca de 500 teses concluídas desde 1971, quando teve início como a primeira pós-graduação em arquitetura no país, na área de Industrialização das Construções. Criado em 2003, o doutorado do IAU atingiu o número de 50 teses finalizadas. 

 

 

A área de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo vem contribuindo para o debate crítico sobre a produção moderna brasileira, identificando suas interações internacionais, em especial no âmbito Latino-Americano.  “Quanto às pesquisas em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia, destacam-se os estudos relacionados ao desenvolvimento e avaliação de novos materiais e sistemas construtivos, e a pesquisa de materiais alternativos para a produção de habitação social, incorporando aspectos de gestão pública, numa perspectiva de sustentabilidade econômica, social e ambiental. Também são realizadas pesquisas relacionadas a novos modelos de gestão e tecnologias aplicadas ao projeto de arquitetura”, ressalta Anelli. 

 

 

O programa prioriza o trabalho de pesquisa coletiva, estruturada em grupos e núcleos com forte apoio de agências de fomento, os quais atuam em colaboração com importantes redes internacionais nas suas áreas. 

 

 

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3373 9312. O edital completo está disponível no linkhttp://www.iau.usp.br/posgrad/info_processo.php.

 

 

 

Informações para a imprensa Rogério Gianlorenzo