Início Plantão Barra Arroio Fundo perto de uma solução

Arroio Fundo perto de uma solução

Importante no processo de despoluição da Bacia de Jacarepaguá, a Unidade de Tratamento do Rio Arroio Fundo se arrasta há três anos, quando deveria ter sido inaugurada antes dos Jogos Pan-Americanos de 2007. A previsão é de que a obra seja inaugurada em novembro de 2010.
 
De acordo com a Rio Águas, órgão da Prefeitura do Rio responsável pela obra, a estação tratará o esgoto que passa pelo Arroio Fundo e melhorará a qualidade da água da Lagoa de Jacarepaguá. A nova UTR beneficiará cerca de 300 mil pessoas dos bairros da Zona Oeste, entre eles, Jacarepaguá, Anil, Rio das Pedras e Cidade de Deus. 
 
Segundo o Subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, as obras da Unidade de Tratamento do Rio Arroio Fundo estão em andamento e o sistema contará ainda com uma eficiente cerca de retenção de lixo que retém a poluição mais grosseira. O lodo terá como destino o emissário terrestre da Cedae. O custo total do investimento será de R$ 26 milhões, parceria entre Governo Federal e Municipal. 
 
 
Parceria
 
O engenheiro responsável por outra obra que está sendo realizada pelo Sesc, numa parceria com a Prefeitura, Sérgio Henriques, afirma que o trecho será finalizado em dezembro. “Contemplamos a margem direita do Rio e estamos colocando colchão reno para ajudar a fauna local. A intervenção tem estruturas de gabião que servem de sustentação para a pista de mão-dupla, com 11 metros de largura, que iremos construir. Ela servirá de acesso ao Sesc, mas, no futuro, quem sabe também não auxiliará a desafogar o trânsito”, conclui.

Fonte: Margareth Santos