O secretário especial de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Melo representou o prefeito Eduardo Paes no show de inauguração da 14ª edição da Árvore de Natal da Lagoa, considerada a maior árvore flutuante do mundo. Com o tema "A União dos Nossos Melhores Desejos", a edição deste ano teve como mestre de cerimônia o ator José Mayer, que lembrou em seu discurso a conquista dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio.
Em seguida, apresentaram-se o Coral da Fundação Bradesco, formado por 40 estudantes, e a cantora Simone, acompanhada pela Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, composta por 56 jovens músicos.
A grande novidade para 2009 ficou por conta da queima de fogos. Foram mais de 12 mil disparos vindos de 10 balsas. Em sua primeira edição como secretário de Turismo, Antônio Pedro falou sobre a festa:
– Mais uma vez, a Árvore de Natal surpreende. Não só ao Rio de Janeiro como ao Brasil todo. Esse é um evento que já faz parte do calendário da cidade. É um prazer imenso estar aqui, neste momento maravilhoso em que todas as pessoas se unem – disse o secretário, que garantiu já ter recebido seu presente de Natal.
– Estou muito feliz com Papai Noel, pois meu maior desejo já foi realizado: sediar as Olimpíadas de 2016. Agora, só me resta trabalhar muito para conseguirmos realizar em 2016 as mudanças que desejamos para o Rio de Janeiro -.
O governador Sérgio Cabral, também presente ao evento, falou sobre o show e destacou a importância da parceria com o Bradesco (organizador do evento, através da Bradesco Seguros e Previdência) em conquistas importantes para a cidade.
– Este é, sem dúvida, o evento pré-natalino mais importante do mundo. O Bradesco foi fundamental na luta pela conquista do Cristo Redentor como uma das Sete Maravilhas do Mundo, além da participação na candidatura Rio 2016 -.
A Árvore:
O peso total de sua estrutura chega a 530 toneladas, o equivalente a três Boeings 747-400. Nela, estão distribuídos 2,9 milhões de microlâmpadas, 52 km de mangueiras luminosas e 1.600 estrobos (pequenas lâmpadas que produzem efeito de estrelas). A Árvore de Natal ficará na Lagoa até o dia 6 de janeiro de 2010. Até lá, além de sua beleza, o público poderá assistir às tradicionais canções natalinas, que serão apresentadas sempre às 20h, 21h e 21h50.
Fonte: Prefeitura do Rio