Início Plantão Brasil Às vésperas de tomar posse na OMC, Azevêdo define nomeações de sua...

Às vésperas de tomar posse na OMC, Azevêdo define nomeações de sua equipe

Eleito há três meses, o novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Cavalho de Azevêdo, toma posse na segunda-feira (1º). Ele já nomeou praticamente toda a equipe. O brasileiro escolheu especialistas de distintas nacionalidades – portuguesa, australiana, francesa, sul-coreana e brasileira. Os principais desafios da equipe são relançar a liberalização do comércio mundial e reforçar os pactos multilaterais de comércio.

 

 

Azevêdo substitui o francês Pascal Lamy, que ficou oito anos no cargo. Com 55 anos, o embaixador brasileiro trabalha com assuntos econômicos e comerciais há mais de 20 anos. De 2005 a 2006, ele comandou a delegação brasileira nas negociações da Ronda Doha da OMC, que atua na liberalização de mercados e foi embaixador permanente do Brasil na entidade, a partir de 2008.

 

 

Para sua equipe, Azevêdo nomeou como chefe de gabinete o ex-embaixador da Austrália na OMC Tim Yeend. Também fazem parte do grupo Graça Andresen Guimarães, representante permanente de Portugal nas Nações Unidas em Genebra, a sul-coreana Jung Ae-gyoung, jurista na OMC, e a brasileira Tatiana Prazeres, ex-secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

 

 

Na área jurídica, Azevêdo manteve o francês Yves Renouf. O gabinete dele terá ainda o apoio de Jenifer Mutano, da divisão de acesso ao mercado da OMC, Isabel Ribeiro, da área de recursos humanos da entidade, além de Tilde Baptista-Kreyenbuhl, Napoleon Sacramento, Saskia Shuster e Fernando Perenzin, que também trabalham no órgão.

 

 

O processo de eleição para a OMC começou em março, com nove candidatos (Brasil, Costa Rica, México, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Indonésia, Gana, Quênia e Jordânia). Mas no final de abril, a organização definiu que a disputa ocorreria entre Azevêdo e o mexicano Herminio Blanco. O brasileiro saiu vitorioso.

 

Agência Brasil