Início Plantão Rio Asfalto Liso na Avenida Cesário de Melo

Asfalto Liso na Avenida Cesário de Melo

13 km totalmente recuperados na Zona Oeste

O prefeito Eduardo Paes inaugurou neste domingo, dia 27, as obras do programa Asfalto Liso na Avenida Cesário de Melo, uma das maiores e mais importantes vias da Zona Oeste. A avenida corta os bairros de Santa Cruz, Paciência, Cosmos, Inhoaíba, Campo Grande e Senador Vasconcelos. Ao longo de oito meses, técnicos da Coordenadoria Geral de Obras (CGO), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Obras, fresaram e recapearam os 13 km da avenida. Os canteiros que dividem as pistas também foram recuperados. A cerimônia foi marcada por grande baile carnavalesco, que reuniu integrantes do Cordão da Bola Preta e da escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz.

Acompanhado pelo subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira, e pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Jorge Felipe, entre outras autoridades, o prefeito do Rio comemorou o fato de que aquela região não mais se encontra em estado degradado, como esteve por muitos anos. “É uma alegria muito grande estar aqui. Durante minha campanha, pude ver o abandono dessa região, sem nenhum equipamento público. E hoje estamos entregando uma obra de extrema importância para a Zona Oeste, em uma de suas principais vias”, informou  o prefeito.

Ele também destacou os investimentos do Município na área de Saúde, com a implantação de Clínicas da Família e de UPAs, que podem ser vistas ao longo da Avenida Cesário de Melo. “Estamos trazendo saúde e dignidade para a vida desses moradores”, afirmou Paes, lembrando ainda que a prefeitura está trabalhando na organização do trânsito da região com a implantação dos BRT´s (Bus Rapid Transit). Ao fim da cerimônia, o prefeito do Rio percorreu um trecho da via de bicicleta.

O presidente da Câmara Municipal, Jorge Felipe, ressaltou as ações da Prefeitura do Rio como fundamentais para a transformação que se espera ver no Rio de Janeiro. ”Estamos vivendo um momento mágico no Rio de Janeiro, pois sua população pode agora contar com pessoas capacitadas e interessadas em ajudar a cidade. Há muito não se via obras espalhadas pelo Rio como se vê atualmente”, disse o vereador.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, foi necessária a aplicação de geogrelha (grade metálica utilizada para dar reforço ao solo) em alguns trechos da Avenida Cesário de Melo para corrigir problemas de base do asfalto. A regularização da superfície foi executada com asfalto borracha, material mais resistente ao desgaste, por conta do grande tráfego de veículos. Além disso, segundo o órgão, foi dado revestimento final de asfalto morno, também utilizado para reduzir o envelhecimento da pista e dar maior resistência ao pavimento.

A Avenida Cesário de Melo integra a Área de Planejamento (AP) 5, onde o investimento total é de R$ 172,2 milhões. Desse montante (além dos R$ 21,5 milhões investidos na recuperação da via), já foram entregues a Avenida Francisco Real e a Rua da Feira, ambas em Bangu. Nos próximos meses, começam os trabalhos na Estrada do Catonho, em Sucalap, e na Estrada da Água Branca, em Realengo.

 

Fonte: Prefeitura do Rio