Início Plantão Rio Assembléia aprova substituição de sacola plástica

Assembléia aprova substituição de sacola plástica

A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, – que integra a comitiva do governador Sérgio Cabral em viagem à China – considerou “uma iniciativa fantástica”, a aprovação pela Assembléia Legislativa fluminense (Alerj), do projeto de lei que substitui, no comércio, as sacolas de plástico por outras de materiais reutilizáveis. Disse ainda, em entrevista à coluna Informe do Dia desta segunda-feira (29/06), que não pretende deixar o Rio para assumir a presidência da Agência Nacional de Águas (ANA).
 
– Se isso já acontece em outros lugares, por que não aqui? – comentou referindo-se ao projeto aprovado pela Alerj. – O comércio terá até três anos para se adaptar. Não serão obrigados a recomprar sacolas, mas poderão dar incentivos à população. Por exemplo, cada 50 sacolas podem ser trocadas por um quilo de feijão ou a cada cinco itens que forem levados fora de sacolas plásticas ganha-se um desconto de R$ 0,03 – dissea secretária.
 
Na China, o governador e a secretária pretendem convencer as empresas de energia a implantar no Rio projetos de geração a partir do lixo. Marilene diz que está investindo na qiestão dos aterros sanitários, em parcerias com governos ou empresas.
 
– Vamos inaugurar em julho o aterro de Teresópolis, que foi recuperado. Há dois em fase de licitação: o de Paracambi e o de Vassouras. Temos projetos para aterros em Saquarema, São Fidelis, Itaperuna, Resende e São Gonçalo. Ainda estamos estudando qual será a melhor alternativa para o Rio. Mas Belford Roxo, Seropédica e Duque de Caxias já se mostraram interessados no novo aterro – explicou Marilene Ramos.
 
A secretária também falou sobre o que considera um grande avanço: a obtenção de novos recursos do governo federal. – Recebemos R$ 97 milhões para dragagem dos canais da Baixada Campista. São 20 comportas que estavam abandonadas. A meta é concluir as obras antes do verão de 2011, época em que geralmente acontecem as enchentes – concluiu a secretária.
 
Fonte: Secretaria Estadual do Ambiente