Início Plantão Brasil Assinado decreto que autoriza rádios AM a migrarem para FM

Assinado decreto que autoriza rádios AM a migrarem para FM

radio-amNa quinta-feira (07/11), no dia do jornalista, a presidente Dilma Rousseff assinou o decreto que permite a migração das rádios AM para a FM. De acordo representados do setor essa medida irá contribuir para a qualidade da transmissão que contava com altos níveis de interferência. Para Dilma, os rádios AM são um patrimônio do país e que o Estado deve dar as condições para que elas continuem prestando serviços e se adaptando.

 

 

Durante a cerimônia foram relembrados importantes programas que eram transmitidos pela Rádio Nacional, que de acordo com a presidente, fizeram parte da sua infância.

 

 

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) estima que 90% das 1.784 emissoras AM passem a operar na faixa FM. “Nessa frequência, as rádios ganharão qualidade de áudio e de conteúdo, competitividade e alcance por meio de telefones celulares”, informou a associação. Segundo o presidente da Abert, Daniel Slavieiro, “a assinatura do decreto é o fato mais relevante para o rádio AM nos últimos 50 anos”. Segundo ele, o custo da migração para as rádios, na compra de equipamentos, será de aproximadamente R$ 100 milhões.

 

 

Slavieiro explicou por que migrar para a faixa FM em vez de partir direto para a rádio digital. “Por muito tempo acreditamos que a solução seria a digitalização, mas os testes demonstraram que as dificuldades no AM digital são similares às no analógico”, disse, acrescentando ainda a importância da presença nos dispositivos móveis, cada vez mais populares entre a população.