Início Plantão Rio Atendimentos em hospitais estaduais cresceram 186% no último ano

Atendimentos em hospitais estaduais cresceram 186% no último ano

O Governo do Estado está investindo na modernização da rede de saúde para melhorar a qualidade de atendimento à população. Depois de ampliar em 154% o número de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e de aplicar R$ 382 milhões na aquisição de equipamentos para salas pós-operatórias e de terapia intensiva, os hospitais passaram a acolher mais pacientes. Em 2011, foi registrado um aumento de 186% de internações. Nas UTIs, o crescimento foi de 316%.

 

A Secretaria de Saúde inaugurou, entre 2007 e 2012, 415 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva para adultos, crianças e recém-nascidos na rede, chegando a 684. Antes, apenas 269 leitos eram geridos pela pasta. O resultado foi o aumento de internações em UTIs em 2011, passando de 2.025 para 8.424, e em outros setores dos hospitais, que subiram de 30.456 para 87.274.

 

Para ampliar ainda mais a rede de atendimento, também serão investidos, nos próximos anos, cerca de R$ 900 milhões na construção de centros de traumas e de imagem e unidades especializadas. Serão oferecidos 1.790 leitos em hospitais como o de Trauma da Zona Oeste, com capacidade de atendimento aumentada em 400%, e o de Terapia Intensiva.

 

– Estamos investindo prioritariamente em centros de trauma com tecnologia de ponta que está disponível nos grandes centros do mundo – afirmou o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes.

 

Tecnologia de ponta garante agilidade

 

A compra de equipamentos de última geração e alto desempenho, como os modernos tomógrafos computadorizados, capazes de gerar imagens bidimensionais, além de aparelhos de ultrassonografia e ecocardiografia para rápidos diagnósticos, agilizam os atendimentos.

 

As unidades pós-operatórias e de terapia intensiva ganharam ventiladores pulmonares, monitores cardíacos, carros para parada cardiorrespiratória e leitos. Os serviços móveis de tomografia e ressonâncias já atenderam 54.664 e 19.903 pessoas desde 2009. A tomografia computadorizada já foi responsável por 650 mil exames nos últimos cinco anos.

 

Novos serviços contribuem para o aumento

 

Outro fator importante para o acolhimento de mais pacientes foi a implantação de novos serviços. Desde 2007, foram construídas 51 UPAs, além de unidades como o Hospital da Mulher, em São João de Meriti, o Hospital da Mãe, em Mesquita, e o Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu, em Paraíba do Sul. A Secretaria também contratou 230 leitos de UTI neonatal na rede privada.

 

A capacitação de cerca de 60 mil profissionais também foi outra medida que contribui para melhorar a gestão da rede estadual. Nos últimos dois anos, a Secretaria de Saúde promoveu cursos como o de humanização e capacitação em doença falciforme, manejo clínico de dengue, CTI (intensivistas) e de saúde do idoso.