Início Plantão Rio Atração feminina pelo empreendedorismo

Atração feminina pelo empreendedorismo

depi

 

O dom da dedicação é inerente às mulheres, seja em casa ou no trabalho. Elas conseguem atrelar várias questões nos negócios. Cada vez mais as mulheres estão inseridas no contexto do empreendedorismo através do franchising em razão da sua longa e atarefada agenda diária. Por maiores que sejam suas atividades, elas conseguem encontrar tempo onde não é possível ter. São capazes de trabalhar muito mais horas que os homens, e mesmo assim, se precisarem dar assistência aos filhos, parentes e amigos, elas conseguem se desdobrar.

 

 

 

Uma pesquisa realizada nas 27 capitais do Brasil pelo Serviço de Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) traçou o perfil das mulheres empreendedoras que se dedicam de corpo e alma aos seus respectivos empreendimentos. Ficou claro que a maioria esmagadora não trocaria seu negócio por um emprego fixo mesmo que o salário fosse mais compensador.

 

 

 

O motivo pelo qual as mulheres não abririam mão de seus negócios é a flexibilidade no horário para que seu papel de mãe, dona de casa e esposa não fique comprometido. Cerca de 84% delas dizem conseguir fazer este remanejamento sem interferir na produtividade. A conciliação das tarefas diárias é o mais importante para as empreendedoras.

 

 

 

Um exemplo clássico dessa flexibilidade proporcionada pelo empreendedorismo é a dupla de franqueadoras másters da multinacional Não+Pêlo no Rio de Janeiro. Janete Cozer e Tatiana Wenkert, mães de um casal e três filhos, respectivamente, ilustram as multitarefas femininas no cenário do empreendedorismo.

 

 

 

“Temos muitas franqueadas na rede Não+Pêlo que eram funcionárias da empresa. Em função da flexibilidade de horário muitas delas preferiram investir na franquia justamente para conciliar as diversas tarefas de uma mulher moderna. Muitas abriram mão de suas carreiras. Por exemplo, a franqueada de Nilópolis era gerente de Pessoa Jurídica de uma grande instituição financeira e deixou sua carreira para ser dona do próprio negócio e ter sua agenda programada por si”, conta Janete Cozer.

 

 

 

O caso de Regina Jordão, franqueadora do Pello Menos Instituto de Depilação, é um pouco diferente, uma vez que sua filha é seu braço direito na empresa. Mas ela corrobora as palavras de Janete Cozer. Para a pioneira no serviço de depilação à cera no Brasil, o empreendedor que investe no franchising precisar ter uma equipe entrosada e ciente dos deveres para que a flexibilidade possa ser para todos.

 

 

 

“Há momentos que você precisa se ausentar da empresa, seja para assistir um filho, uma mãe ou um parente. Essa flexibilidade não é um privilégio somente para os franqueados que são donos de seus negócios. Os funcionários também estão inseridos nesse contexto. O Pello Menos prioriza a democracia”, diz Regina Jordão, que também destina boa parte do seu tempo presidindo a ONG Paraíso dos Focinhos, que cuida de cães e gatos para todos os tipos de tratamento.

 

 

Serviço:

Não+Pêlo – Avenida das Américas, 500, bloco 16, loja 108, Barra da Tijuca, Shopping Downtown, Rio de Janeiro, RJ – Tel.: (21) 3153-7643 – Site: www.naomaispelo.com.br

 

 

Pello Menos – Rua Alceu Amoroso Lima, 105 A, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ – Tel.: (21) 2255-8343 – Site: www.pellomenos.com.br