O feriadão até o dia 20 de novembro está repleto de atrações gratuitas nos espaços culturais do município. De espetáculos de dança a exposições, há eventos para toda a família, em sua maioria gratuitos. Para dar início à programação cultural do feriadão, uma variedade de exposições toma a cidade, entre elas ‘Ponto em Movimento’, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, e ‘Steve McCurry – Alma Revelada’, no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no Centro, e ‘Olha O Passarinho! Revelando Encontros’, registro das intervenções artísticas dos palhaços do grupo Roda Gigante em cinco hospitais públicos do Rio de Janeiro, no Teatro Municipal do Jockey, na Gávea.
No dia 15, às 19h30, o show ‘Rio Clássicos’, com o violonista Wagner Meirelles acontece no Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur Da Távola, na Tijuca, a R$1, pelo projeto Rio Música, que tem programação de shows até sábado (17/11). O repertório da noite de quinta-feira trará músicas de Agustin Barrios, Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Luiz Gonzaga da Silva.
Na sexta-feira, dia 16, a peça teatral ‘Vanda’ será gratuita para os moradores da Pavuna. O espetáculo, que conta o retorno de Vanda a sua casa de infância e as memórias indesejáveis que ela traz, será apresentado às 20h, na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra. A música também trará uma atração gratuita na sexta-feira. Edição especial do ‘Forró da Lona’, uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, terá Os Três Forrozeiros e convidados tocando os maiores sucessos do rei do baião! O show acontece às 20h, na Lona Cultural Municipal Hebert Vianna, Rua Ivanildo Alves s/n°, Nova Maré.
No sábado, o projeto Música no Museu levará apresentação dos músicos Pablo Arruda (contrabaixo) e Caio Márcio (violão) ao Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Com entrada gratuita, o evento acontece às 11h30. Nos mesmos dia e local, a música, o teatro e o circo vão se misturar numa atração para as crianças. O espetáculo ‘Treme-Treme e Curupita – Tremelicando’ transforma objetos comuns como bombas de bicicleta, sinos, moedas, latas e guizos em instrumentos musicais. A apresentação, também com entrada gratuita, será às 16h.
Santa Teresa tem mais uma atração gratuita para este sábado, dia 17. Das 16h às 18h, acontece o show ‘Chorinho na Varanda’, no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, na Rua Monte Alegre, 306.
No domingo, dia 18, às 18h, a dança tem sua vez com o espetáculo ‘A Dança, O Que É Isso?’. A coreografia tem como inspiração inicial o solo clássico ‘A Morte do Cisne’, criado pelo coreógrafo russo Michael Fokine para a bailarina Ana Pavlova. Coreografado e dançado por Roberto de Oliveira e Andrea Maciel, a atração gratuita será na Arena Carioca Dicró – Carlos Roberto de Oliveira, no Parque Municipal Ary Barroso, na Penha. Duas peças fazem parte da programação gratuita deste domingo no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa: às 11h, o espetáculo infantil multimídia ‘As Coisas’, baseado no livro homônimo de Arnaldo Antunes; e às 17h, ‘Contos nas Ruínas – Os Tapetes Contadores de História’, intervenção cênica em diversos espaços do parque.
Na segunda-feira, dia 19, já em referência ao Dia da Consciência Negra (20/11), o projeto ‘Herança Africana – Intervenções Urbanas no Caminho do Porto’ iniciará um circuito com fotografias, imagens cinematográficas, grafite, artes cênicas e gastronomia. As intervenções acontecerão na Zona Portuária, no Largo São Francisco da Prainha, na Pedra do Sal, no Cais do Valongo, no Jardim Suspenso do Valongo, na Praça da Harmonia (ao lado do Moinho Fluminense) e na Rua Pedro Ernesto. As atrações vão até o dia 24, das 11h às 21h. O projeto, parte do Circuito Histórico e Arquitetônico da Celebração da Herança Africana, criado pela Prefeitura do Rio, tem como proposta fazer, na Zona Portuária, uma reverência a todos os africanos que por ali passaram. Programação completa no site: www.afrocariocadecinema.org.br .
E para encerrar o feriadão, o projeto ‘7 em Ponto’, que acontece sempre às terças-feiras, às 19h, no Teatro Carlos Gomes, a um valor de R$ 1 por ingresso, terá como atração do dia 20 o grupo ‘Abayomy Afrobeat Orquestra’. Os treze músicos farão a apresentação de seu primeiro álbum, o homônimo “Abayomy”, palavra de origem nigeriana que significa “encontro feliz”. O teatro fica na Rua Pedro I, 4, Praça Tiradentes – Centro.
Prefeitura do Rio