Início Plantão Brasil Audiência da câmara debate tema

Audiência da câmara debate tema

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público realiza hoje audiência pública para discutir as demissões feitas pela empresa Oi, que comprou a Brasil Telecom em 2008. A audiência foi sugerida pelo deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS), que quer ouvir esclarecimentos sobre a situação dos funcionários da empresa.
Segundo informações divulgadas pela imprensa, a Oi demitiu em abril cerca de 500 funcionários, principalmente das áreas de mercado e vendas, por motivo de reestruturação após a compra da Brasil Telecom. Em fevereiro, logo após a conclusão da compra, a empresa já teria eliminado cerca de 400 cargos de gerência.
Segundo nota divulgada pela Oi, os demitidos terão o seguro de vida e o plano de saúde mantidos até o fim do ano. Também terão o apoio, por um ano, de consultoria para recolocação profissional.
A Oi anunciou, ainda, que os demitidos receberão uma indenização de 0,3 salário para cada ano de trabalho na empresa, com piso de 1,5 salário e teto de 6 salários.
Cerca de 20% dos demitidos serão inseridos no plano de aposentadoria incentivada criado pela empresa em fevereiro. Nesse caso, a indenização é de 0,4 salário para cada ano trabalhado na empresa, com limite de 12 salários.
As demissões teriam ocorrido principalmente em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília. Estimativas de entidades sindicais apontam que o número de demissões na empresa poderá ser de 3 a 5 mil, de um total de 15 mil empregados.

 

Fonte: Agência Câmara