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Audiência pública debate expansão da Via Light

Moradores da região, técnicos do Estado e profissionais envolvidos com a área de transportes discutirão, nesta quarta-feira, às 19h, no auditório da Sociedade de Engenharia e Arquitetura do Estado (SEAERJ), na Rua da Glória, 1, na Glória, o projeto de expansão da Via Light. O novo trajeto ligaria a Avenida Chrisóstomo Pimentel de Oliveira, em Anchieta, até a Avenida Brasil, na altura de Costa Barros.

A expectativa do vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, é de que a via, enfim, cumpra o seu papel de tornar-se a alternativa para os moradores da Baixada chegarem à Avenida Brasil sem precisar enfrentar os engarrafamentos constantes da Rodovia Presidente Dutra. Pezão lembrou que grande parte do tráfego pesado nos primeiros quilômetros da estrada vem dos moradores da Baixada Fluminense, que não possuem opção de um acesso de qualidade e rapidez.

– É importante que tenhamos uma opção de qualidade para o tráfego dos moradores da Baixada Fluminense. Hoje, existe uma estrada boa, que é a Via Light, mas que não cumpre o seu papel por falta de ligação com as principais vias expressas de acesso ao Rio. Nossa idéia é buscar essa expansão até a Avenida Brasil e, numa outra oportunidade, tentar levar a estrada até Queimados – afirmou Pezão.

O novo projeto vai exigir a construção de dois túneis e irá garantir uma maior agilidade no acesso entre a Baixada Fluminense e a Avenida Brasil, inclusive permitindo uma ligação melhor com a região de Madureira e Barra da Tijuca. Para a expansão da Via Light será necessária a construção do viaduto sobre a Rua Lenir Liberato da Silva; a duplicação da Rua Javatá; duplicação da Estrada do Camboatá e construção de viaduto sobre a via; construção de viadutos sobre a Estrada Almirante Santiago Dantas; e a construção de viadutos sobre a Avenida Brasil.

A RJ-081, conhecida como Via Light – por ter sido construída acompanhando as torres de transmissão de energia – é uma importante estrada na Baixada Fluminense, ligando atualmente a Pavuna ao Bairro da Luz, em Nova Iguaçu. Tem 10,5 quilômetros de extensão e, quando do início do governo Sérgio Cabral, durante a assinatura de transferência da Linha Vermelha para o município, ficou acertado que seria construída pelo município uma ligação com a Linha Vermelha, mas a proposta não saiu do papel.

 

 

Fonte: Secretaria de Obras