Início Notícias Aulas de ginástica em espaços públicos ajudam na qualidade de vida dos...

Aulas de ginástica em espaços públicos ajudam na qualidade de vida dos idosos

4463492Voltado para os idosos, o projeto da Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV) estimula a prática de atividade física, além de possibilitar uma integração e oportunidades de alcançar a longevidade entre a população da melhor idade.

 

 

Moradora da Tijuca há 35 anos, a aposentada Helena Brito Neiva, 76 anos, frequenta diariamente o Qualivida da Praça Saens Peña e garante ter encontrado na ginástica a solução para seu problema de ciatalgia (dor ciática):

 

 

– Hoje não sinto mais nada, nenhuma dor ciática. A atividade que faço aqui é boa para a cabeça e para o corpo. Agregamos o exercício ao sol porque é ao ar livre. Não tem aquela coisa da academia fechada, que me sufoca, além de ser cara. Depois que a gente se aposenta, academia nem pensar em pagar – conta a aposentada que depois da aula de ginástica ainda faz atividade na Academia da Terceira Idade, também na Praça Saens Peña.

 

De acordo com o coordenador geral do Qualivida, Nilson Silva Filho, o Qualivida apresenta relevantes resultados na vida dos participantes:

 

– O projeto tem o caráter de melhora da qualidade de vida dos cariocas através dos exercícios. O Qualivida vem melhorando bastante o sistema locomotor dos alunos e até uma parte de hipertensão. Ele proporciona mudança na vida dos idosos. Temos resultados bem significantes como pessoas que tinham problemas de locomoção e pessoas depressivas. Muitos não andavam ou não saíam de casa e depois do Qualivida esse quadro mudou positivamente.

 

Implantado no Rio em 2009, o Qualivida oferece aulas de ginástica diárias e gratuitas, de segunda a sexta-feira, em dois horários: das 7h às 8h, e das 8h às 9h. As atividades são conduzidas por professores de educação física e contam com acompanhamento de profissionais de enfermagem.

 

A aposentada Olga Cerqueira Andrade, 83 anos, está há apenas dois meses no projeto e já consegue fazer movimentos com o joelho que, antes, sem praticar atividade física, não conseguir fazer:

 

– Sempre passava aqui pela Praça Saens Peña e via as aulas do projeto, mas nunca encontrei tempo para participar. Depois que descobri uma artrite no joelho fui obrigada a me exercitar e procurei o Qualivida. Estou muito melhor do joelho e feliz por estar com uma movimentação que não tinha anteriormente. Estou muito satisfeita e arrependida de não ter entrado há mais tempo.

 

Além das aulas de ginástica, o projeto também oferece alongamento, palestras sobre vida saudável, ministradas pelos enfermeiros, atividades externas e café-da-manhã uma vez por mês para uma maior integração dos beneficiados. Para participar do Qualivida, basta procurar um núcleo do projeto, munido de documento de identidade e atestado médico.

 

Fonte: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro