Início Plantão Rio Aulas recomeçam em três estados e na cidade do Rio

Aulas recomeçam em três estados e na cidade do Rio

Alunos da rede estadual de ensino do Paraná, Rio Grande do Sul, de São Paulo e do Rio de Janeiro retornam às aulas na próxima segunda-feira (17). O retorno foi adiado como forma de prevenção à influenza A (H1N1) – gripe suína.
 
 
No Paraná, são cerca de 1,4 milhão de estudantes que frequentam cerca de 2.500 escolas da rede estadual. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, entre as primeiras atividades previstas para o reinício das atividades letivas está a exibição de um audiovisual sobre a prevenção da doença e os alunos receberão também um material informativo para levarem para casa. A decisão de reiniciar as aulas no dia 17 de agosto também foi adotada pela rede municipal de Curitiba.
 
 
A Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul informou que instruiu os diretores sobre os cuidados que devem ser tomados para a prevenção da doença e promoveu uma reorganização do calendário escolar. Ao todo, o estado tem 1,2 milhões de alunos, em 2,6 mil escolas.
 
 
Em São Paulo, a estratégia da Secretaria de Estado da Educação foi deixar disponível nainternet um material para orientar os 165 mil professores a trabalhar, em classe, as medidas de prevenção à gripe suína. Segundo a secretaria, durante o recesso escolar, foi realizada uma videoconferência para orientar os 210 mil professores da rede sobre o vírus InfluenzaH1N1. A Secretaria também enviou 36 mil cartazes para as 5.500 escolas estaduais com dicas sobre como evitar a contaminação.
 
 
No Rio de Janeiro, o retorno às aulas na segunda-feira será para 55% dos 662 mil alunos. Os demais só devem voltar uma semana depois, no dia 24. A decisão de manter alunos das 1a, 2a e 3a séries, assim como crianças de creches, por mais tempo longe das salas de aula, é por causa do maior índice de mortes verificado, no município, nessa faixa etária.
 
 
Entre as principais recomendações das secretarias estatuais de educação no retorno às aulas estão: os responsáveis não devem enviar os filhos gripados às escolas; os professores devem afastar, imediatamente, os alunos que, porventura, apresentem sintomas da gripe durante as aulas; estudantes com sintomas devem ser conduzidos a outro espaço e o responsável deverá ser contatado para buscar a criança ou o adolescente; é importante higienizar as mãos com água e sabão; manter os ambientes bem arejados; e evitar colocar as mãos nos olhos, nariz e boca após tocar em superfícies.
 
 
Há instituições de ensino superior que também retomam as aulas na próxima segunda, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), entre outras.

Fonte: Agência Brasil