Início Plantão Rio Aumenta exames de ressonância e tomografia

Aumenta exames de ressonância e tomografia

Serviço móvel do Estado bate recorde em 2011
Após passar por 25 cidades e percorrer mais de 6,3 mil quilômetros, os serviços móveis de tomografia computadorizada e ressonância magnética da Secretaria de Saúde encerraram 2011 com um aumento de 104,25% no número de exames na comparação com 2010.
 
Atualmente, o Estado conta com dois tomógrafos e um aparelho de ressonância itinerantes. O crescimento se deve à aquisição de um novo tomógrafo, em funcionamento desde março deste ano, e à ampliação dos atendimentos de ressonância. Juntos, os aparelhos já realizaram cerca de 53 mil exames, atendendo mais de 42 mil pacientes em todo o território fluminense desde sua criação, em 2009. 
 
Ganho na qualidade do atendimento
Segundo o coordenador do Serviço Móvel de Imagens, Jorge Ataualpa, a iniciativa da secretaria ajuda a dimensionar a necessidade por exames na área. Ele afirmou que o avanço apresentado pelo programa comprova o fato.
 
– Os aparelhos móveis são fundamentais para dar mais atenção à saúde no interior. Grande parte da população não tem acesso a esses exames. Com isso, diminuímos o deslocamento do paciente, o que proporciona qualidade no atendimento. Sem dúvida, preenche uma lacuna importante no SUS – disse. 
 
Mais de 8 mil Procedimentos
A cidade com maior demanda de exames no período foi Magé, onde 3,2 mil pessoas buscaram os serviços móveis este ano. O aparelho mais procurado é o de ressonância magnética que, pela necessidade, pode ficar até dois meses à disposição dos municípios. A ressonância móvel tem capacidade de fazer até 35 procedimentos por dia e já realizou 8.860 exames em 2011.
 
O serviço móvel de diagnóstico por imagem é uma iniciativa pioneira da secretaria, que tem como objetivo atender regiões que não oferecem esse tipo de exame na rede pública ou onde os procedimentos não suprem a demanda local.

Fonte: Governo do Rio