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Avanços do Vale Social

Empenhados em avançar com as melhorias no sistema de Vale Social, o secretário de Transportes, Julio Lopes, e o subprocurador Geral de Direitos Humanos do Ministério Público do Rio, Leonardo Chaves, se reuniram na tarde da última sexta-feira (14/08) para avaliar a qualidade das medidas positivas que vêm sendo adotadas nas últimas semanas. Durante o encontro, o secretário informou ao subprocurador e aos cinco promotores públicos presentes recentes conquistas dos usuários do sistema, como o decreto assinado esta semana pelo governador Sérgio Cabral, que prevê a extensão do prazo de validade do benefício para quatro anos, e o processo de total informatização pelo qual o Vale Social está passando.
 
 
Além dos progressos associados ao Vale – que garante gratuidade a portadores de necessidades especiais e a doentes crônicos em tratamento fora do município onde residem – os integrantes do Ministério Público tomaram conhecimento também das frequentes tentativas de fraudes, das solicitações indevidas do benefício e dos laudos médicos ilegíveis que chegam para análise da equipe da Secretaria. Estes e outros problemas são responsáveis pela maior parte do inchaço do sistema.
 
 
– Enxergamos o interesse do Ministério Público sobre o Vale Social de forma bastante positiva. O acompanhamento e as sugestões dos promotores são de enorme ajuda e estimulo para a Secretaria. Este já é nosso segundo encontro nos últimos três meses. De lá para cá o sistema evoluiu bastante. Isto prova a eficiência da parceria – afirmou o secretário Julio Lopes.
 
 
O secretário explicou ainda as modificações que estão sendo desenvolvidas pelo Proderj para o sistema de passe livre do Governo, além do importante auxílio recebido pelo Detran. A previsão é de que até o fim do mês de setembro os solicitantes do benefício já possam acompanhar o andamento de seus processos em tempo real, através da internet. Outra novidade apresentada foi o cadastramento eletrônico que está sendo negociado com o Detran, que disponibilizará seu portal eletrônico para cadastramento de requerentes e emissão automática de laudos médicos após avaliação clinica.
 
 
Sobre o atendimento à população nos postos credenciados, o secretário também informou que estão sendo elaborados folders explicativos contendo todo o passo a passo do processo de solicitação do Vale Social, para que sirva como uma espécie de cartilha para os funcionários que lidam diretamente com o público.

Fonte: Secretaria de Transportes