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Avenidas de Jacarepaguá serão alargadas

O subprefeito da Barra, Jacarepaguá e Recreio, Tiago Mohamed, participou de um encontro promovido pela Câmara Comunitária de Jacarepaguá, na ocasião foram abordados assuntos relacionados ao trânsito de Jacarepaguá, motivo de diversas queixas por parte dos moradores da região.

Mohamed falou de duas importantes medidas já aprovadas pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, para amenizar o trânsito caótico, a primeira será o alargamento da Estrada Rodrigues Caldas e a construção de uma ciclovia, a outra intervenção será em um trecho na Estrada de Jacarepaguá, o subprefeito falou também da importância de ouvir os moradores locais para detectar e solucionar os problemas:

– Procuro sempre ouvir a população, claro que algumas medidas não agradam a todos, mas temos que pensar na maioria, uma das medidas que tomamos nessa atual gestão foi o aumento da Guarda Municipal, hoje os agentes ficam  nos cruzamentos mais problemáticos dos bairros, falou ele.

O presidente da Câmara Comunitária de Jacarepaguá falou sobre a principal característica do bairro antigamente que era a questão rural:
-Jacarepaguá era um bairro mais rural, não nos preocupamos em receber esse aumento da população, hoje existe um grande investimento por parte das construtoras no nosso bairro, isso acarretou mais carros nas ruas, precisamos urgente de um transporte de massa para a região, disse Neves.

Mohamed também falou sobre o PEU das Vargens e da Taquara:
– Consultamos a Secretaria Municipal de Urbanismo para saber se um projeto nos mesmos moldes dessa proposta de PEU das Vargens poderia ser feito em Jacarepaguá, comentou Tiago.

Mohamed também falou sobre o estudo feito pela CET-Rio sobre os pontos críticos encontrados no bairro, segundo ele esse estudo já foi encaminhado para a secretaria de obras que está orçando, após essa etapa será enviado ao prefeito do Rio.

Outro ponto debatido no evento foi o corredor T5, que seria uma forma de otimizar o trânsito da região:
– O corredor T5 vai mudar a lógica do trânsito, a população terá uma linha Barra x Penha que irá cortar Jacarepaguá, mas terá linhas mantedoras, disse o subprefeito.

Quanto a questão do transporte alternativo, Tiago Mohamed falou que eles são importantes sim, mas que precisam se organizar, ter lugares próprios para as suas paradas, pois dessa forma eles não causariam transtornos aos outros motoristas.

Com o corredor T5 várias linhas de ônibus, principalmente aquelas que saem de Madureira, serão modificadas, de acordo com o técnico da prefeitura Antônio Carlos umas serão incorporadas, outras serão eliminadas, outras serão diminuídas, vai depender de cada caso:

– o T5 terá 43 estações, será composto por uma linha tronco e outras linhas alimentadoras, a viagem (Barra x Penha) terá uma redução de 49min,  os BRTs são semelhantes aos de Curitiba, mas o que algumas pessoas não sabem é que aquele projeto foi feito primeiramente para o Rio. Um dos pontos mais delicados é a questão da desapropriação que terão que ser feitas, apesar de alguns lugares na Taquara deverão ser retirados, o ponto mais afetado sem dúvida será a região de Madureira, zona norte da cidade, mas a população pode confiar que agora esse projeto sai, disse Antônio Carlos.

Participou do encontro o vereador Chiquinho Brazão, um dos representantes mais bem votados pela população de Jacarepaguá.

Fonte: Joici Souza – Repórter Especial AIB