Início Plantão Rio Balão da Lei Seca conquistou foliões

Balão da Lei Seca conquistou foliões

Balão Lei Seca

 

 

Quase 900 pessoas passearam no balão da Operação Lei Seca, localizado na Praia de Copacabana, durante o Carnaval. A ação da Secretaria de Governo, que começou na sexta-feira (17/2), faz parte da campanha para conscientizar a população dos riscos de dirigir alcoolizado. Segundo o coordenador operacional, major Marco Andrade, o resultado do trabalho de conscientização foi bastante positivo. Na terça-feira de Carnaval (21/2), o balão recebeu seu maior número de participantes: 252 pessoas.

 

– O resultado superou as nossas expectativas. Foi fantástico. Oitocentas e oitenta e nove pessoas receberam as mensagens de conscientização e prevenção. Esta foi uma campanha extremamente simpática que atraiu cariocas e turistas. Esperamos que todos aqueles que passearam no balão possam ser disseminadores da cultura do não beber ao dirigir. A receptividade foi enorme, e até pedido de casamento nós tivemos no voo de balão – disse o coordenador operacional.

 

Outras iniciativas também alertaram a população sobre não beber e dirigir na Festa de Momo. Em vários blocos carnavalescos, homens-balão e agentes da ação permanente distribuíram adesivos e ventarolas para os foliões. Boias-blimps flutuantes com o slogan da operação iniciada em 2009 também foram colocadas na Lagoa Rodrigo de Freitas.

 

– Cerca de 130 mil pessoas receberam material informativo. Na verdade, o alcance foi até maior. Não podemos contabilizar, por exemplo, quantas pessoas entraram em contato com a mensagem da campanha no caso das bolas arremessadas ao público nos blocos carnavalescos – afirmou o major Marco Andrade.

 

Com 22 metros de altura e a mensagem ‘Lei Seca Colabore’, o balão foi montado numa área isolada de cerca de 50 x 50 metros na areia de Copacabana, em frente à Avenida Princesa Isabel. O balão, sustentado por cordas, subiu até a uma altura de 30 metros, proporcionando uma vista panorâmica de 360 graus aos participantes. Todas as pessoas que passearam no balão ganharam camisas da campanha, além de material informativo e ventarolas para brincar o Carnaval.

 

Lançada em 19 de março de 2009, a Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, que abrange os bairros da capital e municípios da Região Metropolitana. Os motoristas são abordados em blitzes nas ruas e passam pelo teste do etilômetro para medir o teor de álcool no sangue.

 

Fonte: Governo do Rio