O Banco Carioca de Bolsas de Estudo, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), abre inscrições para 192 bolsas parciais e integrais voltadas para pessoas com baixa renda interessadas em ingressar no ensino médio ou participar de curso pré-vestibular no 1º semestre de 2010.
As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de novembro, das 8h às 17h, em um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) distribuídos pela cidade.
As novas oportunidades são para quatro unidades do Centro Educacional da Lagoa (CEL), localizadas no Jardim Botânico, na zona sul, na Barra da Tijuca, na zona oeste, além de Ilha do Governador e Cachambi, ambas na zona norte da cidade. São 102 bolsas integrais e outras 90 com desconto de 50% na mensalidade.
Ao fazer a inscrição nos CRAS ou CREAS da Prefeitura do Rio os candidatos receberão todas as informações para a concessão de bolsas, inclusive, para saber se estão dentro do perfil resolução nº 129 Gestora do Banco Carioca de Bolsas de Estudo. Os candidatos às bolsas integrais devem ter renda per capita familiar de até 1 salário mínimo, apresentar certidão de nascimento ou identidade dos filhos, CPF e identidade do responsável e comprovantes de escolaridade, residência e renda. Todos passarão por uma avaliação técnica, realizada por assistentes sociais da SMAS, que é feita por meio de entrevistas e visitas domiciliares, caso necessário.
Todos os candidatos inscritos serão submetidos a exame de avaliação realizado pela instituição. O material didático será fornecido ao aluno bolsista.
Desde janeiro de 2005, o Banco Carioca já ofereceu 6.626 bolsas de estudo em instituições de ensino filantrópicas da cidade do Rio. As vagas são distribuídas em creches, universidades, escolas de ensinos Fundamental, Médio e Técnico, além de cursos de línguas estrangeiras e de informática.
Para informações sobre as localizações dos CRAS e CREAS basta acessar o site da SMAS, www.rio.rj.gov.br/smas, ou ligar para a Ouvidoria, telefone 3973-3800.
Fonte: Prefeitura do Rio