Início Plantão Rio Barcas recebem investimento

Barcas recebem investimento

O sistema de transporte hidroviário, operado pela concessionária Barcas S/A, vai receber uma série de investimentos por parte do governo do estado, suficientes para acabar com os seguidos problemas na travessia da Baía de Guanabara, entre Rio, Niterói, Ilha do Governador e Paquetá. O último tumulto foi registrado na noite desta quarta-feira (5/5), na estação da Praça XV, devido à superlotação em uma embarcação que seguia viagem para o Cocotá, na Ilha do Governador.

O governador Sérgio Cabral garantiu, em entrevista à Rádio CBN, que, nos próximos dias, decidirá pela edição de um pacote de medidas para o sistema, como aquisição de novas embarcações e obras de melhorias nos terminais. Os recursos serão provenientes de empréstimos que o governo do estado deverá tomar no mercado financeiro, a partir do aumento de capacidade de endividamento do Estado do Rio, concedida pelo governo federal recentemente, até um total de R$ 5,3 bilhões.

– Separei recursos para a área de transporte de massa: trem, metrô e barcas. Nos próximos dez dias, estarei debruçado sobre uma proposta de melhorias apresentada pela concessionária Barcas S/A, que se encontra há alguns dias na Casa Civil. O Régis (Fichtner, secretário chefe da Casa Civil) está até me cobrando para sentarmos, discutirmos a proposta e, então, decidir os investimentos, que, posso adiantar, serão basicamente a compra de novas embarcações e melhorias na retroárea das estações – informou Cabral.

Com os investimentos, o governador prevê uma melhoria em torno de 50% da operacionalidade do sistema, nos próximos quatro anos. A curto prazo, enquanto não se iniciam as melhorias, a concessionária terá, segundro Cabral, de adotar medidas de emergência, como mudar a forma de atendimento, limitar o número de passageiros, para evitar superlotação, e fazer promoções nos horários de pico, semelhante ao aplicado no metrô. Para diminuir o número de passageiros por vagões nas horas de pico matinal, entre 6h30 e 9h30, o Metrô Rio cobra 46% a menos na passagem entre 5h e 6h.
 

Fonte: Governo do Estado