Início Plantão Rio Barra e Jacarepaguá tiveram 101 derrubadas

Barra e Jacarepaguá tiveram 101 derrubadas

De janeiro a abril, na Prefeitura Eduardo Paes, as operações de ordem pública realizaram 145 demolições em toda a cidade do Rio de Janeiro. A recordista é a área da Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá que já contabilizou 101 demolições de construções irregulares na região da Barra, Recreio e Jacarepaguá. Essas construções incluem residências, prédios comerciais, garagens, depósitos, entre outros, nos bairros do Anil, Freguesia, Muzema, Cidade de Deus, Barra e Recreio.  As razões das demolições são várias e vão desde construções que ofereciam risco aos moradores, algumas estavam em área pública, outras eram não edificantes, como construções na beira de rio, ou por falta de licença e acompanhamento técnico.

O subprefeito Tiago Mohamed reconhece que esse tipo de construção é um grande problema da região, tendo em vista essa ser a área que mais cresce na cidade. “Estamos mapeando as obras irregulares e vamos agir em parceria com os demais órgãos municipais como a Secretaria de Ordem Pública, a Administração Regional da Barra, Administração Regional da Cidade de Deus, a Secretaria de Urbanismo, do Meio Ambiente, entre outras”, afirmou Mohamed.
           
Demolições no Recreio

Pelo menos duas obras foram demolidas ontem, 30/04, na Rua 2W, próximo a Avenida Gilka Machado, no Recreio. A operação realizada pela SEOP, em parceira com a Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá, cumpriu o embargo demolitório em obras de prédios com dois andares que ocupavam o espaço destinado à rua projetada e não respeitavam o afastamento frontal determinado por lei. Não havia moradores nas obras e não houve resistência por parte dos trabalhadores que estavam no local.

Às oito da manhã, a primeira construção que começou a ser derrubada, foi a do número 443 A, na Rua 2W, que já tinha 24 quitinetes. Desde 2007, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo, vem notificando e multando o proprietário. O processo culminou com o embargo demolitório que foi cumprido hoje.
Por volta das 11 horas, outra obra começou a ser demolida na mesma rua. Um prédio de apartamentos com dois pavimentos, que iniciava a terceira laje e também estava desocupado. O subprefeito Tiago Mohamed acompanho toda operação, onde mais de 50 homens participaram, incluindo equipes da Secretaria de Ordem Pública, Subprefeitura Barra e Jacarepaguá, Defesa Civil, Secretaria de Obras, Comlurb, Guarda Municipal e Light.

Fonte: Subprefeitura Barra eJacarepaguá