Início Plantão Barra Barra recebe etapa mundial do Campeonato de Surf

Barra recebe etapa mundial do Campeonato de Surf

Por Graça Paes, RJ

 

IMG_3622_Oi_Rio_Pro_2016 _Graça_Paes

 

Na segunda-feira, dia 9 de maio, no Hotel Royalty, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, reuniu os campeões mundiais Adriano de Souza, Gabriel Medina, Filipe Toledo, Courtney Conlogue, Italo Ferreira, Matt Wilkinson e Carissa Moore . Os astros nacionais e mundiais do SURF estão no Rio de janeiro para a etapa Rio Pro do Mundial de Surf que será realizado na praia da Barra e do Grumari. 

 

IMG_3603_Oi_Rio_Pro_2016

 

Filipe Toledo  comentou sobre a onda de Grumari e do seu retorno às competições, depois da contusão sofrida na semifinal da primeira etapa na Gold Coast, Austrália.  “Estou feliz por estar de volta ao Rio de Janeiro. Minha recuperação foi muito boa. (..)Estou bem confiante e feliz em estar de volta para defender o título aqui no Rio. (…)Vai ser desafiador para todos nós.”.

 

 

  IMG_3594_Oi_Rio_Pro_2016_Graça_Paes

 

O “Melhor Estreante do Ano” em 2015, Italo Ferreira, hoje o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial, falou sobre o seu surgimento meteórico e sobre as metas para a temporada. “Aconteceu tudo muito rápido para mim. Praticamente ninguém me conhecia e do nada “bum”, explodiu, Italo Ferreira. Mas, isso foi muita dedicação, muito trabalho, perseverança, estou correndo atrás do meu sonho. (…) Eu consegui ter um bom início de ano na Austrália e espero manter este ritmo até o fim”.

 

IMG_3629_Oi_RIO_PRO_2016_Graça_Paes

 

O campeão mundial Gabriel Medina falou sobre a “seleção brasileira” deste ano com dez surfistas entre os 34 melhores do mundo e também sobre a onda de Grumari. “Eu fico feliz de fazer parte desse time. Temos dez atletas no Tour com todos surfando superbem, tendo bons resultados e é irado ver o Brasil onde está hoje. Eu estou confiante para esta etapa, gosto de estar aqui no Rio, me sinto em casa, então quero tentar um bom resultado aqui. Eu nunca tinha surfado em Grumari, mas peguei umas ondas lá esses dias e deu pra ver que elas são um pouco cheias. Hoje (segunda-feira), tava grande o mar, é uma onda pesada, gorda e tem que ter sorte para pegar uma onda mais cavada. Vai ser uma onda difícil de competir, mas todos que estão aqui no Tour estão preparados para surfar em qualquer condição”.

 

IMG_3591_Oi_Rio_Pro_2016_Graça_Paes

 

O australiano Matt Wilkinson, que nos últimos anos vinha brigando para permanecer na divisão de elite da World Surf League, pode ser considerado como uma surpresa na liderança do ranking neste início de ano. ” Eu estou me sentindo muito bem agora. Acho que, meio que descobri uma maneira de ganhar desses caras de vez em quando (apontando para o Adriano de Souza e Gabriel Medina). Não sei. Tem sido um ano incrível para mim e espero manter este ritmo. Esse ano, sinto que o meu surfe e o meu jeito de competir amadureceram. Eu só quero tomar as decisões certas nos momentos certos e vamos ver como tudo vai terminar no fim do ano”.

 

IMG_3573_Oi_Rio_Pro_2016_Graça_Paes

 

A atual líder do ranking feminino e defensora do título do Oi Rio Pro, Courtney Conlogue, e a tricampeã mundial Carissa Moore, também falaram para os jornalistas na concorrida coletiva de imprensa da segunda-feira no Royalty Hotel Barra. “Eu acho que a motivação vem do final do ano passado”, disse a norte-americana Courtney Conlogue. “As meninas estão surfando demais, então eu sei que preciso ficar afiada e mostrar o meu melhor. Estou ansiosa para iniciar o Oi Rio Pro e vamos ver como vai finalizar”.

 

IMG_3624_Oi_Rio_Pro_2016_Graça_Paes

“Tem sido realmente um início de ano incrível”, disse a havaiana Carissa Moore. “Estou impressionada com o nível das meninas e como elas estão competindo. Como a Courtney falou, estamos pegando altas ondas nesta temporada. Já cheguei nas semifinais três vezes e ver as meninas como a Courtney e a Tyler (Wright) indo tão bem, me deixa mais empolgada. Estou muito feliz em estar aqui no Rio mais uma vez e quero tentar surfar bem para conseguir um bom resultado neste evento”.

 

IMG_3689_Oi_Rio_Pro_2016_Graça_Paes

 

Fotos Graça Paes – AIB NEWS