Início Plantão Barra Barra Sustentável apóia a Rio + Verde

Barra Sustentável apóia a Rio + Verde

 

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a quinze dias do início da Rio + 20, duas grandes ações de conscientização pretendem sinalizar à população sobre as necessidades de preservação e recuperação dos ecossistemas da região da Barra da Tijuca e arredores. As iniciativas fazem parte do calendário do projeto Barra Sustentável 2012, que se iniciou em abril e termina com uma conferência no dia 25 de setembro, no Hotel Sheraton Barra, na Zona Oeste do Rio.

 

 

 

No sábado, dia 2 de junho, das 9h às 17h, um grupo de voluntários vão estar  engajados na Rio+ Verde, uma ação cujo objetivo é conscientizar a população sobre a despoluição do sistema Lagunar.  Diversas embarcações vão partir da Marina da Barra da Tijuca com destino às lagunas em busca de resíduos sólidos. As atividades incluem, além da coleta de lixo flutuante, palestras, teatro infantil, entre outras atividades.  

 

 

 

Embarcações de até 20 pés vão partir da Marina da Barra com destino às lagunas para recolherem lixo. Os três barcos que recolherem o maior peso de lixo – que será pesado pela Comlurb e separado com destinação para reciclagem – serão premiados com um motor de popa elétrico, uma bicicleta elétrico e um microcomputador. Enquanto os barcos e Stand ups recolhem lixo nas lagoas, haverá em terra, dentro do Marina Barra Clube, várias atividades para adultos e crianças, como oficinas de teatro,artesanato a partir de materiais recicláveis, recreação, etc.

 

 

Além, da Comlurb, várias empresas e associações locais,  como AMAR,  AIB,  Assape,  Grande Rio Reciclagem,  Eco Barra Tur,  Barra Sustentável,  DRD Consultoria Ambiental,  CS Advogados,  entre outras,   apoiam o evento.

 

 

As inscrições para a participação das embarcações estão sendo feitas com a Eco Barra Tur, por meio do telefone (21) 7853-4611 ou pelo e-mail” [email protected]

 

 PROGRAMAÇÃO:

 09:00 hs – Café da manhã

 10:00 hs – Palestra combiólogo sobre reciclagem

 10:30 hs – Saídas dasembarcações – Início das exposições nas Tendas

 11:00 hs – Teatro sócio-ambiental

 11:30 hs – Recreação Infantil– Oficinas

 13:00 hs – Apresentação dogrupo de dança do Marina

 14:00 hs – Teatro sócio-ambiental

15:00 hs – Recreação combolas que “andam sobre a água”

17:00 hs – Encerramento:pesagem do material recolhido pelos barcos ao longo do dia

 

 

Durante todo o dia teremos a participação do grupo de recreação e animadores da “Turma do Salsicha”, com DJ.

 

 Veja   mais – www.riomaisverde.com

 

O Hotel Sheraton Barra apoia a iniciativa. “Nós, do Sheraton Barra Hotel & Suites, acreditamos que o nosso crescimento e o bem-estar da sociedade estão intrinsecamente ligados à saúde do ambiente. Desde 2009, o hotel realiza o encontro Barra Sustentável, que já se consagrou como um importante fórum de debates. A parceria com as campanhas “Rio+ Verde”, que será realizada no sábado, dia 2, nas Lagoas e a “Praia Feliz é Praia Limpa”, dia 3 de junho nas praia da Barra da Tijuca são importantes para fortalecer a essência do evento Barra Sustentável que é incentivar e apoiar as discussões em parceria com as associações de bairro para um futuro mais sustentável para região”, diz Ana Claudia Nery, Diretora de Vendas &Marketing do Sheraton Barra.

 

 

Fonte: Cômite de Comunicação Barra Sustentável