Início Plantão Barra Barralerta: Educação e Comunidade

Barralerta: Educação e Comunidade

Na manhã desta terça-feira, 29, foi realizada a reunião mensal da associação civil comunitária Barralerta,  em sua sede, localizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Na ocasião a Professora Maria das Graças Cavalcanti de Sá Lima,  da 7ª CRE, dando continuidade à grade de palestras “PENSANDO NA BARRA 2011”,  abordou o tema “Projetos Educacionais para Nossa Região”.

Em sua apresentação, a educadora destacou a importância do Programa Saúde na escola – PSE.   “O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma parceria entre as Secretarias de Estado da Defesa Civil (SEDEC), Saúde (SES) e Educação (SEE) do Rio de Janeiro, implementado em agosto de 2000. Foi concebido a partir da proposta do professor Darcy Ribeiro, quando da construção dos Centros Integrados de Educação Pública nos anos 80, de educação integral em tempo integral para as turmas do atual ensino fundamental, prevendo uma equipe de saúde que trabalhasse junto ao corpo docente com função educativa dentro das escolas públicas”, declarou à educadora.

Participaram do encontro representantes da Barralerta, a Asp. Of. Tatiana Lima  do 31º BPM, o presidente do conselho Distrital de Saúde da AP-4, Azaury Alencastro Jr, educadores, diretores de instituições de ensino  e demais membros de associações civis e comunitárias da região.

No encontro, além da palestra proferida pela professora Maria das Graças, foram abordados vários assuntos entre eles:  Projetos ligados a arte e a educação para o trabalho, a criação de unidades odontológicas nas escolas municipais, a disseminação de projetos artísticos na área escolar municipal, como o que já ocorre no condomínio Novo Leblon,  a ampliação da rede de creches municipais na região, principalmente na área das Ilhas e a carência de psicólogos na rede escolar municipal.

 

Fonte: Aib – Plantão Barra – Graça Paes