Início Plantão Barra Barraleta promove nova reunião dando continuidade ao evento Pensando na Barra

Barraleta promove nova reunião dando continuidade ao evento Pensando na Barra


O evento Pensando na Barra, série de palestras organizadas pela entidade Barralerta, realizou nesta quinta-feira (26/4) uma reunião na Barra da Tijuca, na ocasião o Ten. Cel. PM Marcus Vinícius dos Santos Amaral, capitão do 31º BPM falou sobre os índices de criminalidade da região. O capitão Amaral fez uma palestra sobre a atual situação do bairro:

 

– Hoje contamos com um efetivo de 443 homens, a previsão é que ele aumente para 824 PMs, nossa área de policiamento é de 176 km, com uma população total, contando com os moradores e com as pessoas que circulam pela região, superior a 500 mil, então ainda temos muito trabalho pela frente, disse Amaral.

 

O comandante Amaral falou sobre a maneira como a PM atua hoje em dia no Bairro da Barra da Tijuca e adjacências:
– Ao todo são 10 setores de policiamento, além da base, que é o Batalhão, contamos também com cabines localizadas em pontos estratégicos como na Ponte Lúcio Costa, Praça Euvaldo Lodi, Cidade da Música, Largo do Chap-Chap e Terreirão. Além disso contamos com policiamento motorizado e oito subsetores, falou o comandante.

 

Durante a sua palestra, o Ten.Cel. falou sobre os números registrados no bairro no período de fevereiro desse ano, quando comparado ao mesmo período do ano passado, de acordo com ele, a região policiada pelo 31º BPM apresentou redução de 33,33% no índice de letalidade violenta, 23,33% nos roubos de veículos e 32,59% nos roubos a traseuntes.

 

Vários sãos os fatores que colaboraram para esse resultado, o Ten. Cel Amaral ressaltou a importância da proximidade entre os oficiais e os líderes comunitários:

 

– Não tenho dúvida que a ligação do Batalhão com os líderes comunitários, fortalecida ainda mais pelos eventos promovidos, como reuniões, café da manhã, entre outros, são fundamentais para o sucesso das nossas operações, já trabalhei em outros lugares que isso não acontecia, afirmou ele.

 

Durante a reunião foram prestadas homenagens aos oficiais que se destacaram nos últimos tempos, como o Ten. Reinaldo Tomaz da Silva, o Segundo Sargento João Carlos Justos, o Cabo Claúdio Rosa, o Terceiro Sargento Fernando Tavares Leite Filho e o Cabo Luiz Siqueira.

 

No início do encontro, o presidente do Barralerta, Kléber Machado, falou dos esforços promovidos pela instituição para fazer com que a região possa oferecer cada vez mais segurança para os seus moradores e visitantes:

 

– É com muita alegria que anuncio que finalmente o prédio que foi construído ainda na gestão do delegado Rafael Willis finalmente será equipado para que possa ser inaugurado finalmente um laboratório de perícia técnica na região, essa é um vitória de todos. A previsão é que ele comece a funcionar ainda no segundo semestre desse ano, disse Kléber.

 

Participaram da reunião diversas lideranças locais, e também o ex-comandante do 31º BPM Capitão Couto que foi promovido ao posto de Coronel, ele também irá fazer parte da diretoria do Barralerta nessa nova gestão.