Início Entretenimento “BASEADO NA RUA DE TRÁS” reestreia na Sede das Cias, Escadaria Selarón...

“BASEADO NA RUA DE TRÁS” reestreia na Sede das Cias, Escadaria Selarón dia 8 de janeiro

unnamed

 

Após duas temporadas na Zona Sul carioca, o espetáculo BASEADO NA RUA DE TRÁS, chega à Sede das Companhias, na Lapa, a partir do dia 8 de janeiro, 20h.

 

 

A montagem dirigida por Gustavo Damasceno participou do festival carioca NOVA CENA CARIOCA, na sede das CIAS e traz no elenco Carolina Ferman, Mateus Tiburi, Nara Parolini e Thiago Ristow — da extinta Cia. Laranja Eletrônica que, há dois anos, esteve em cartaz dirigida por Ivan Sugahara.

 

 

O espetáculo conta a história de H, que vai para uma cidade onde coisas mudam a todo instante, seres misteriosos tentam manipular o novo cidadão que se apresenta naquele lugar. O protagonista, tenta se adaptar numa sociedade opressora, onde todos os outros personagens vivem em um clima cinematográfico  estranho.

 

 

Com influências de Kafka, Brecht, Nelson Rodrigues, Stuart Hall, e do teatro do absurdo,a tragicomédia contemporânea apresenta imposições sociais, muitas vezes despercebidas, as crises de identidade, discute a célebre questão do “ser ou não ser”, os jogos de submissão e aceitação, a dúvida de permanecer ou de partir, o desejo por sexo e por um cigarro a mais.

 

 

Segundo o autor, a montagem fala sobre escolhas. “Escolher a permanência pela ignorância, o porquê de continuarmos naquele lugar ou naquela situação, que na maioria das vezes é opressora e impositiva, sem sabermos se existe outro lado pra seguir”, explica Mateus.

 

 

Juntos, os quatro atores buscaram um texto que discutisse o momento que estavam passando, contudo, não encontraram um material que fosse fiel ao sentimento do grupo. Mateus então decidiu se lançar na missão de dar forma ao projeto e escreveu o texto em três semanas. “O processo de criação foi longo e tomou uma nova forma, a partir de cada pessoa que entrava no projeto”, explica. “A direção do Gustavo se encaixou perfeitamente em nossa forma de pensar o teatro e juntos, com coragem e amor, construímos esse fragmento de vida que é baseado na rua de trás”, conclui o autor e ator da montagem.

 

FICHA TÉCNICA

Texto: Mateus Tiburi.

Direção: Gustavo Damasceno

Elenco: Carolina Ferman, Mateus Tiburi, Nara Parolini e Thiago Ristow

Cenário: Claudiney Barino

Figurino: Jael de Oliveira

Iluminação: Renato Machado

Trilha sonora: Carlos Bernardo

Vídeo: Mario Franca

Programação Visual: Thiago Ristow

Ator substituto: Ricardo Damasceno

Direção de movimento e coreografia: Edney D’conti

Colaboração Dramatúrgica: Gustavo Damasceno e Outra Cia

Realização Outra Cia

Assessoria de Imprensa: Minas de Ideias

 

 

SERVIÇO

Temporada: De 08 a 30 de janeiro de2014.

Local: Sede das Cias – Rua Manoel Carneiro 12, Escadaria do Selarón – Lapa

Horário: Quartas e quintas às 20h

Preço: R$ 20,00 – R$ 10,00 (Meia)

Duração: 80 minutos

Faixa etária recomendada: 14 anos  

Gênero: Tragicomédia

 

 

Assessoria de Imprensa: Minas de Ideias Comunicação Integrada

www.minasdeideias.com.br