Início Plantão Rio Batalhão com cães apreende 1,5 tonelada de drogas em 10 meses

Batalhão com cães apreende 1,5 tonelada de drogas em 10 meses

Em operações policiais em vielas e becos de comunidades, uma tropa especial se destaca: os cachorros policiais do Batalhão de Ações com Cães (BAC). Em 10 meses, 1,5 tonelada de drogas foi apreendida pela unidade da Polícia Militar. Ao lado de 130 homens da PMs, os policiais de quatro patas também têm sido armas eficazes no processo de pacificação. Desde a ocupação do Jacarezinho e de Manguinhos, no último dia 14, cachorros farejadores vasculham as comunidades da Zona Norte em busca de armas, drogas e explosivos.

– As apreensões são resultados do treinamento intensivo. Saimos de um ano muito bom. Em 2011, apreendemos 935 kg de drogas. Este ano, os números já são bem maiores. Apenas em uma ação no Jacarezinho, na última terça-feira (16/10), os policiais do BAC encontraram 55 kg de maconha, além de munições de fuzil e pistola – explicou o comandante do Batalhão com Cães, tenente-coronel Marcelo Nogueira.

A integração do BAC com outras unidades especiais, como o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o Batalhão de Choque, acontece há quase quatro anos, desde a pacificação do Santa Marta, em Botafogo. No Jacarezinho e em Manguinhos, cachorros como os labradores Boss e Beethoven ajudam no rastreamento de materiais ilegais diariamente. Até a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), patrulhas do Batalhão com Cães irão circular pelas comunidades.

– As cães estão trabalhando muito para ajudar a manter a ordem nas comunidades. Todos os dias percorremos os becos de Manguinhos e do Jacarezinho à procura de drogas e armamentos, e os resultados têm sido bons. Os cachorros, que trabalham seis horas, são essenciais nessas operações – disse o soldado Wildemar de Oliveira.

Sistema de Metas

No mês passado, o Batalhão com Cães ficou em primeiro lugar no sistema de metas da Secretaria de Segurança pelo emprego de técnicas inovadoras na busca de drogas. Para garantir o sucesso das operações de busca e salvamento, choque, intervenção tática e farejo de armas, drogas e explosivos os 68 cães-policiais treinam diariamente.

 

Governo do Rio