O cenário inflacionário continua benigno no Brasil, o que dá espaço para mais cortes do juro básico, mas o Banco Central precisa agir com cautela para assegurar que a estabilidade dos preços não seja comprometida.
As afirmações constam da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), quando a Selic foi reduzida em 1,0 ponto percentual, para 10,25% ao ano.
– O Copom avalia que, diante dos sinais de arrefecimento do ritmo de atividade econômica… e do recuo das expectativas de inflação para horizontes relevantes, continuaram se consolidando as perspectivas de concretização de um cenário inflacionário benigno –, apontou na ata divulgada nesta quinta-feira.
– Ainda assim, a despeito de haver margem para um processo de flexibilização, a política monetária deve manter postura cautelosa, visando assegurar a convergência da inflação para a trajetória de metas.–
No cenário de referência do BC, a projeção de inflação em 2009 recuou frente à reunião anterior e encontra-se "sensivelmente abaixo" do centro da meta, que é de 4,5%.
Fonte: Reuters