Início Plantão Rio Beltrame dá o pontapé inicial para torneio de futebol entre UPPs

Beltrame dá o pontapé inicial para torneio de futebol entre UPPs

Reforçar a integração entre as forças policiais que atuam em comunidades pacificadas é o propósito da realização do primeiro torneio de futebol society de equipes das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), que começou nesta segunda-feira (7/5) e vai até novembro. Os três primeiros jogos da competição foram disputados no campo de grama sintética da comunidade do Vidigal, na Zona Sul do Rio, ao lado da creche municipal Dr. Sobral Pinto, num clima de confraternização, mas sem deixar de lado a competitividade. Disposição e entusiasmo foram a tônica das partidas.

 

 

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, prestigiou o primeiro dia do torneio entre policiais. Ao lado da esposa Rita, ele deu o pontapé inicial e posou com organizadores e jogadores. Para ele, o fato principal a se destacar no projeto é a realização, com segurança e tranqüilidade, de um torneio esportivo no meio de comunidades até pouco tempo dominadas por bandidos.

 

– Essa era mais uma ação inimaginável no Rio de Janeiro. Mas, hoje, graças a Deus, a polícia pode vir aqui praticar esporte acima de tudo e fazer uma copa específica dos policiais que estão dentro deste projeto que é muito importante para todos nós. Se a gente quer com as UPPs aproximar as pessoas, por que não fazer também a proximidade dos policiais? – justificou o secretário.

 

Policial da UPP do Santa Marta e também juiz da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, Carlos Henrique Alves de Lima Filho teve de trabalhar muito e, às vezes, ser enérgico, para conter a vontade dos jogadores. Na primeira partida, o time da UPP dos Macacos, em Vila Isabel, derrotou a do Vidigal por 3 a 2. Autor do primeiro gol da competição, o meia Cláudio Martins Bezerra, que trabalha na UPP dos Macacos desde a inauguração, disse que, mais do que fazer um gol e ajudar o seu time a vencer, o importante é a oportunidade de confraternizar com os colegas de outras unidades.

 

– É importante também para as crianças das comunidades onde trabalhamos. Vendo os policiais jogando bola elas acabam se interessando mais pelo esporte e contribuindo com o nosso trabalho nas comunidades – afirmou o soldado.

 

O jogo foi válido pelo Grupo A que teve mais duas partidas: Turano 4 x 4 Tabajaras e Cidade de Deus 4 x 4 São Carlos. Amanhã, serão realizados as partidas restantes da primeira rodada. Pelo Grupo B, no campo da UPP do Salgueiro, na Tijuca, jogam Salgueiro x Batam, às 9h, e Fallet x Mangueira, às 10h. O time de Chapéu Mangueira folga.

 

Pelo Grupo C, jogam, no campo do Borel, na Tijuca, a partir de 9h, Borel x Providência, São João x Santa Marta e Coordenadoria de Polícia Pacificadora(CPP) x Fazendinha.

 

Já pelo Grupo D, os jogos serão no campo da UPP do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa: Cantagalo x Formiga e Andaraí x Nova Brasília. O time da UPP dos Prazeres folga na rodada.

Idealizado pelo comandante da UPP da Mangueira/Tuiuti, capitão Leonardo Nogueira, que também integra o time de sua comunidade, o torneio envolverá 330 policiais das UPPs, divididos em 22 equipes. São quatro grupos de seis times, cada. Os jogos serão realizados nas unidades do Vidigal, Salgueiro, Borel e Prazeres. Somente na fase inicial, que é classificatória e vai até outubro, serão realizados 72 jogos, sempre às segundas (Grupo A) e terças-feiras (grupos B, C e D).

 

As partidas, sempre com dois tempos de 25 minutos, cada, têm início previsto para9h, 10h e 11h. Ao fim da primeira etapa, classificam-se dois times de cada grupo para as oitavas de final. A partir daí, as equipes se classificam, no sistema de mata-mata, para as quartas de final, semifinais e final, prevista para novembro, possivelmente no estádio do Engenhão. Serão premiados os três primeiros colocados, assim como o artilheiro do torneio.

 

Fonte: Governo do Rio