Início Plantão Brasil Beltrame é eleito brasileiro do ano

Beltrame é eleito brasileiro do ano

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, foi homenageado na terça-feira (6/12) pela Editora Três, que edita as revistas Isto É, IstoÉ Gente e IstoÉ Dinheiro, por conta do sucesso da política de combate à criminalidade que implementou no Estado do Rio de Janeiro, com destaque para a pacificação de comunidades antes dominadas por traficantes e milicianos. O prêmio Brasileiro do Ano – categoria Cidadania foi entregue a Beltrame pelo governador Sérgio Cabral, em solenidade no Credicard Hall, em São Paulo, que reuniu cerca de mil convidados, entre autoridades, políticos, jornalistas e celebridades.
 
 
Na mesma ocasião, a presidenta Dilma Rousseff também foi homenageada com o prêmio Brasileira do Ano. Além de Beltrame e Dilma, foram premiados outros 13 brasileiros que se destacaram nas respectivas áreas de atuação em 2011.
 
 
Segundo o conselho editorial da revista IstoÉ, a escolha do secretário de Segurança do Rio para a premiação deveu-se à sua tuação à frente de uma política de resgate de cidadania de milhares de cariocas com a retomada de comunidades carentes do domínio da criminalidade. Beltrame agradeceu o prêmio e estendeu os méritos aos policiais civis e militares, em nome, respectivamente, da delegada Martha Rocha, chefe da Polícia Civil, e do coronel Erir Ribeiro, comandante geral da PM, presentes à solenidade; ao apoio do governador, à sua equipe na Secretaria e à sua família.
 
 
– Todas essas pessoas lutam por uma nova proposta de segurança pública no nosso estado – afirmou Beltrame.
 
 
Dilma é Brasileira do Ano
 
 
A capacidade de vencer uma difícil missão, desde o início deste ano, que é substituir o carismático e mais popular líder do Brasil, Lula, e ainda enfrentar um ano repleto de desafios, justifica a escolha da presidenta Dilma como Brasileira do Ano, de acordo com o diretor executivo da Editora Três, Caco Alzugaray. Segundo o editor, a presidenta mostrou-se firme no comando do país ao promover um corte rigoroso no orçamento, sem abrir mão do crescimento e da geração de empregos.
 
– A decisão de Dilma, que se mostrou acertada, aliada ao seu estilo firme de governar, conquistou os brasileiros, superando o recorde de aprovação da opinião pública em início de governo, inclusive em relação a Lula – argumentou o executivo, de cujas mãos a presidenta da República recebeu a premiação.
 
Segundo Dilma,o governo teve de "deliberadamente reduzir o ritmo de aceleração" da economia, mas lembrou que, mesmo assim, o PIB (Produto Interno Bruto) crescerá 3,2% em 2011, “apesar de todas as consequências da crise”, o mesmo índice previsto para 2012. Dilma mencionou a criação de 2,2 milhões de novos empregos entre janeiro e outubro e o crescimento das exportações em taxa superior à das importações.
 
A presidenta destacou que o Brasil está caminhando para superar este momento difícil por que o mundo inteira passa, sem ser muito afetado pela crise econômica. Ela disse que, no momento em que Estados Unidos e União Europeia registram taxas de desemprego “assustadoras”, o Brasil encerra 2011 sem abrir mão de princípios fundamentais, como o crescimento econômico com geração de emprego, distribuição de renda e inclusão social. Dilma Rousseff dedicou o prêmio aos 190 milhões de brasileiros que, afirmou, não se acovardam diante do desafio.
 
– Não só estamos encerrando o ano com estabilidade e crescimento, mas, sobretudo, com a visão de que 2012 será necessariamente melhor que 2011, o que não é pouca coisa diante da crise e da insensatez política que vivenciamos neste ano nos Estados Unidos e na Europa – completou.
 
No ano passado, logo após ser eleita presidenta, Dilma recebeu a mesma homenagem. Na ocasião, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava prestes a deixar o governo, foi eleito o Brasileiro da Década. Segundo a Editora Três,  foram distinguidos brasileiros que se destacaram nas áreas de arte, cultura, economia e desenvolvimento do país neste ano. Cada uma das revistas lançará edições especiais trazendo a trajetória de cada brasileiro destaque em 2011.

Fonte: Governo do Rio