Início Plantão Mundo Bento XVI faz Globo cancelar férias de Ilze Scamparini

Bento XVI faz Globo cancelar férias de Ilze Scamparini

Correspondente da Rede Globo em Roma há 14 anos, Ilze Scamparini não estava na Itália quando o Papa Bento XVI anunciou que deixará o cargo de líder máximo da Igreja Católica no dia 28 deste mês. A notícia fez com que a jornalista, que estava de férias no Brasil, gravasse conteúdo especial sobre os oito anos de papado de Joseph Ratzinger e embarcasse ainda na segunda, 11, de volta para a Europa.

 

 

Durante a primeira edição que foi ao ar depois da confirmação de que Bento XVI deixará o posto, o ‘Jornal Nacional’, apresentado por Alexandre Garcia e Heraldo Pereira durante o Carnaval, anunciou que o fato “pegou” o descanso da jornalista, que cancelou as férias. Ainda no Brasil, Ilze foi responsável pela reportagem de quase cinco minutos que relembrou a trajetória do Papa. “Substituir João Paulo II foi uma das missões mais difíceis da história recente da igreja”, afirmou a repórter.

 

 

Na terça-feira, 12, um dia depois de gravar a matéria para o ‘JN’ no Rio de Janeiro, Ilze apareceu no telejornal diretamente do Vaticano. Acompanhada do cinegrafista Mauricio Della Constanza, a correspondente citou que poucas pessoas sabiam da decisão de Bento XVI. Ela também chamou a atenção para os indícios que o Papa dava sobre o possível abandono, como a visita ao túmulo do pontífice que criou a lei da renúncia (em 2009) e a declaração ao jornalista alemão Peter Seewald, de que um Papa teria o dever de deixar o cargo se não reunisse “condições físicas, mentais e espirituais” (em 2010).

 

De volta ao Vaticano, Ilze vai cobrir a eleição do novo Papa, que terá início em 1° de março e pode demorar aproximadamente 20 dias. Somente depois do fim do “conclave”, nome dado à reunião dos cardeais que escolherão o novo sumo pontífice, e da repercussão que o escolhido para suceder o alemão Joseph Ratzinger terá para os católicos é que a correspondente da Globo vai tirar os dias que lhe faltam das férias.

 

 

Ilze_-_Vaticano
Diretamente do Vaticano, Ilze Scamparini gravou VT exibido pelo ‘Jornal Nacional’ na terça, 12 
(Imagem: Reprodução/Rede Globo)
ilze_-_rio_de_janeiro
Um dia antes [segunda, 11], a jornalista fez passagem em frente a uma igreja do Rio de Janeiro 
(Imagem: Reprodução/Rede Globo)