Início Plantão Rio Bicicletas elétricas proibidas no Rio

Bicicletas elétricas proibidas no Rio

 

A polêmica em torno da circulação das bicicletas elétricas no Rio de Janeiro continua, após um cinegrafista ter a sua apreendida após se recusar a fazer o teste do bafômetro, e ser multado, a questão veio a tona. De acordo com o órgão federal Denatran, esse tipo de veículos só podem circular quando o município possuir regulamentação própria, o que não acontece no Rio, já segundo o governo do estado para circular com esse tipo de veículo é necessário ter uma carteira de habilitação, já para a prefeitura não há necessidade de habilitação, desde que não se ultrapasse 30 KM/H, o certo é que a questão ainda não foi solucionada.

 

O grande problema é que as bicicletas elétricas não constam no Código de Trânsito Brasileiro, logo não possui uma regulamentação própria. Segundo algumas autoridades, já consta em Brasília um Projeto de Lei para normatizar o veículo em todo o país.

 

O que ambientalistas e a população questionam é o fato da bicicleta elétrica ser um dos veículos mais ecológicos do mundo, sendo que o próprio governador Sérgio Cabral já chegou a incentivar a sua produção no estado quando determinou a isenção fiscal para essas fábricas.

 

Vele lembrar que em junho o Rio irá sediar a Rio + 20 que irá debater justamente o meio ambiente e as medidas ecologicamente corretas.