O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) homologou o sistema eletrônico de compras do Estado do Rio de Janeiro para operações financiadas pelo banco até o limite de US$ 5 milhões. Implantado em 2010 pela Secretaria de Planejamento e Gestão, o Siga (Sistema Integrado de Gestão de Aquisições) é a plataforma utilizada atualmente para a realização de todas as compras de bens e serviços do Estado, principalmente na modalidade pregão eletrônico.
O sistema eletrônico de compras do Estado foi reconhecido pelo BID após rigorosa avaliação. A instituição considerou que o Siga está de acordo com as melhores práticas internacionais de aquisições.
Sistema opera pela internet com total transparência
O sistema opera pela internet, com total transparência, e qualquer empresa ou cidadão pode acompanhar os pregões no site www.compras.rj.gov.br.
– O reconhecimento do BID comprova a segurança e a qualidade dos procedimentos executados pelo Siga – disse o secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa.
No acordo com o banco, a secretaria será responsável por dar suporte aos usuários do sistema; ministrar treinamento aos executores de projetos financiados pelo Banco; relatar as atividades dos órgãos executores; comunicar protestos em operações; e informar sobre alterações das práticas de gestão.