Início Plantão Rio Big Band paulistana Bixiga 70 pela primeira vez no Vivo Rio

Big Band paulistana Bixiga 70 pela primeira vez no Vivo Rio


 

O Levada Oi Futuro apresenta em junho Bixiga 70 (22 e 23) e Renata Swoboda (29 e 30), em shows que serão realizados no Oi Futuro em Ipanema. O projeto, que começou em 11 de maio, trará 20 artistas nacionais, que farão 40 shows, sempre às sextas e sábados, durante todo o ano de 2012, com patrocínio da Oi por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro. O Levada Oi Futuro leva ao público artistas novos de várias regiões do país e novos trabalhos de nomes já estabelecidos dos mais variados gêneros musicais brasileiros.

 

 

big band paulistana Bixiga70, formada por dez músicos, apresenta o seu primeiro disco, homônimo, nos dias 22 e 23. As composições instrumentais e autorais da banda trazem elementos das músicas brasileira, latina e africana, em temas dançantes e inspirados, embalados por bateria, guitarras, teclados, baixo, percussão, saxofones, trompete e trombone. O Bixiga 70 fez sua primeira apresentação no final de 2010, tendo como inspiração a obra do nigeriano Fela Kuti (1938-1997). O afrobeat, no entanto, foi apenas o ponto de partida de um repertório que ganhou temas próprios, como “Luz Vermelha” e “Tema di Malaika” (ambas do pianista Mauricio Fleury). Este ano, o grupo recebeu uma recomendação do jornal inglês The Guardian e foi considerado o grande destaque dos festivais Rec-Beat (Recife-PE), e Nova Consciência (Campina Grande-PB), encantando multidões nas festas de carnaval.

 

 

Desde maio, o Oi Futuro dá mostras de sua vocação inovadora, com o lançamento do Levada Oi Futuro, projeto musical pulsante e inovador no seu centro cultural em Ipanema. Com patrocínio da Oi por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro, o público conhece artistas novos de outras praças, bem como os novos trabalhos de artistas já estabelecidos dos mais variados gêneros musicais: do rock à MPB com beats, passando pelo samba.

 

 

pela Zucca, o projeto tem curadoria de Jorge LZ (DJ, produtor e apresentador do programa Geleia Moderna, da rádio Roquette Pinto FM) e Roberto Guimarães, curador do Oi Futuro, atuando como uma vitrine do gosto diversificado e original daqueles que buscam novidades na web. O line-up é uma prova da versatilidade e diversidade da atual cena brasileira.

 

As atrações de junho

 

 

Outra estreante na cidade, a catarinense Renata Swoboda encerra a programação de junho, com shows nos dias 29 e 30. Sua marca é a fusão de ritmos fortes com a suavidade de suas melodias, influenciada pelo blues, jazz, soul e MPB. Renata Swoboda ganhou destaque na cena nacional quando seu primeiro videoclipe, da música “De Quando”, foi selecionado para entrar na programação da MTV. A artista vem conquistando espaço em sua cidade natal, Florianópolis, e em outras cidades brasileiras, graças à difusão de suas composições na internet.

 

Grande panorâmica da música de vanguarda é no Oi Futuro Ipanema

Inaugurado em setembro de 2009, o Oi Futuro em Ipanema tem sua programação voltada para a música e o audiovisual, já tendo sido palco de apresentações de grandes artistas nacionais e internacionais. O teatro de 120 lugares vem recebendo o que há de mais contemporâneo e inovador na música, colocando o centro cultural como radar de tendências em diversos gêneros e estilos, atuando em três frentes.

 

A primeira delas é a apresentação de novos nomes, por meio do Mapa Oi Novo Som – panorâmica de bandas e artistas com diferentes sotaques – e do Ouve.aí, programação que prestigia a nova cena da música instrumental brasileira. Uma segunda frente, a partir de 2012, é o lançamento de artistas e bandas que estão despontando e de novos álbuns, com o Levada Oi Futuro. Uma terceira iniciativa é abrir espaço àqueles que estão se firmando como os mais inventivos de suas cenas, por meio de festivais como o Novas Frequências, mais voltado para a música internacional de vanguarda, e o Sonoridades, que celebra misturas inusitadas de gêneros e estilos, sob a batuta de Nelson Motta.

 

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam a democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.

 

Na educação, os programas NAVE, Oi Kabum! e Oi Tonomundo usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e a preços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.

 

O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. Em 2010, a Oi ainda lançou, por meio do Oi Futuro, seu primeiro edital para patrocínios de projetos de preservação e conservação do meio ambiente, reforçando ainda mais o compromisso com iniciativas sustentáveis. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, apoiando e desenvolvendo parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.

 

SERVIÇO LEVADA Oi FUTURO JUNHO 2012

AtraçõesBixiga70 (22 e 23) e Renata Swoboda (dias 29 e 30) – sempre às sextas e sábados

Local: Oi Futuro (Ipanema)

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 54/3º andar

Data: dias 15 e 16; 22 e 23; e 29 e 30 de junho.

O projeto Levada Oi Futuro vai até 27 de outubro de 2012.

Horários: sextas e sábados, às 21h

Ingressos: R$ 20,00 inteira / R$ 10,00 meia

Duração: 90 minutos

Classificação etária: 14 anos

Capacidade de público por sessão: 120 pessoas

Informações: (21) 3201-3010 (Oi Futuro) / (21) 2556-5265 / (21) 8527-0270 (Zucca Produções)