Início Plantão Rio Biodiversidade da região Norte em palestra

Biodiversidade da região Norte em palestra

Quem quiser saber um pouco mais sobre a biodiversidade da região Norte do estado pode participar, na próxima quarta-feira (2/6), no auditório I do Centro de Convenções da UENF, do ciclo de palestras Herbário UENF e a biodiversidade do Norte Fluminense: cinco anos de atuação. Ainda integrando a programação de aniversário do herbário, na terça-feira (1º/6), haverá visitação de escolas às instalações do espaço, situado no Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da UENF. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo email herbá[email protected], até 1º/6.

Durante o evento, serão lançados dois produtos criados no Herbário: a Cartilha Flora Arbórea das Microbacias do Projeto Rio Rural/GEF e o Banco de Dados On-line do Monitoramento da Biodiversidade, também do Projeto Rio Rural/GEF. Além das palestras, estará em exposição a xiloteca (coleção de madeira), a carpoteca (coleção de frutos) e a coleção de botânica.

O Herbário possui catalogadas em seu acervo 5.800 amostras de plantas regionais, que são alvo de estudo de pesquisadores da UENF e também de outras instituições. O objetivo do setor é arquivar amostras de plantas características das Regiões Norte e Noroeste Fluminense, facilitando o estudo de alunos de graduação e pós-graduação. É também um espaço não formal para o ensino da botânica para as séries de ensino fundamental e médio.

As plantas são catalogadas por herborização. O processo consiste em secagem das plantas (em uma média de 48 a 72 horas) em estufa, descontaminação do material, montagem (costura em cartolina) e registro, por meio de ficha de identificação que contém o nome da planta, local e data de coleta e o nome do coletor. O trabalho é desenvolvido por alunos, pesquisadores e doadores.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2739-7271.

Fonte: Por Ascom da Uenf