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Blitz combate furto de energia elétrica

O combate ao furto de energia é um dos principais desafios da Light, que atende a 4 milhões de clientes em 31 municípios do estado do Rio de Janeiro. Com objetivo de contribuir para minimizar os impactos causados pela clandestinidade, a empresa está realizando uma série de ações para coibir o furto de energia, que compromete a qualidade do fornecimento e oferece riscos à população. Uma das ações é a realização de blitz para impedir a prática ilegal da ligação irregular, realizada principalmente por ambulantes em praças, quiosques e barracas comerciais improvisadas. Essa operação é realizada sempre que possível em parceria com o Poder Público, como polícias Militar e Civil, "Choque de Ordem" e com instituições como a Rio Luz.

As blitze também atuam para trazer para a legalidade clientes que possuem alguma irregularidade no imóvel, seja comercial ou residencial. As equipes, apoiadas pelos órgãos de segurança pública realizam a inspeção, e quando detectam o furto é feito o Registro de Ocorrência Policial, a fraude é extinta e o cliente é convidado para negociar débitos e regularizar sua situação junto à companhia de energia.

Na segunda quinzena de março as equipes da Light efetuaram duas operações noturnas. No último dia 16 de março, em Duque de Caxias, os técnicos da empresa encontraram irregularidades em 45 barracas, quiosques e ambulantes que estavam nas Praças de Gramacho e Olavo Bilac e na Rua Rio Branco. Foram retirados 210 metros de fios e cabos que estavam instalados de forma irregular e desligadas 35 lâmpadas de 200W. As ligações iluminavam clandestinamente as barracas localizadas em baixo da passarela da estação de Gramacho. Os técnicos da companhia também desligaram fritadeiras elétricas que eram usadas em barracas de alimentos. Na Rua Rio Branco, as equipes da Light atuaram principalmente na retirada de fios e tomadas que eram ligados clandestinamente para energizar as barracas instaladas em uma praça poli esportiva.

Dois dias depois, as equipes atuaram na Praça Escolares, em Cosmos, Zona Oeste do Rio, com o apoio de três viaturas da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD). Na Praça Escolares, os técnicos da Light encontraram irregularidades em residências e estabelecimentos comerciais. Em função das irregularidades foram lavrados 11 Registros de Ocorrência pela DDSD. A Light calcula que o potencial de recuperação de energia chegou a cerca de 680 mil kWh com a ação em Cosmos.

A Light efetua essas operações noturnas constantemente, com atenção especial em períodos festivos (Festas Juninas, Copa do Mundo, Natal, Ano Novo, Carnaval e outros), Durante o ano de 2009, a Light realizou 30 blitze, efetuou 189.904 inspeções e 86.861 normalizações. Até 23 de março deste ano, foram realizadas 10 blitze, 11.258 mil inspeções e 5.107 normalizações.

Para o combate ao furto de energia, a Light usa o sistema de monitoramento online dos clientes industriais e comerciais; inspeções diárias em áreas determinadas com base na análise do consumo dos clientes; normalização das unidades consumidoras em fraude e inspeção sistemática dos consumidores já normalizados. As operações também são realizadas a partir de denúncias da população pelo telefone do Disque-Light Emergência (0800 0210 196), que funciona 24 horas por dia.

As perdas comerciais, que em 2009 registraram 21% do total da energia distribuída pela concessionária, representam prejuízos à concessionária e a população. Os "gatos" sobrecarregam as redes, comprometem a qualidade do serviço prestado e a segurança, causando incêndios e até acidentes fatais.

A Light oferece todas as informações e condições para a regularização técnica e cadastral das instalações localizadas em vias públicas. Para normalizar as ligações, os ambulantes devem procurar o órgão responsável da Prefeitura de sua cidade e requerer autorização para o uso do solo público. Com a autorização em mãos, é só solicitar a ligação oficial a um dos atendentes da companhia de energia comparecendo a uma das Agências Comerciais da Light. O ambulante conta ainda com outros canais de atendimento da Light para informações, como o Disque-Light Comercial (0800 2828 0120) ou por meio da Agência Virtual (www.light,com.br). A solicitação será atendida pela Light dentro da viabilidade técnica, no padrão adequado à carga instalada e oferecendo as condições necessárias de segurança.

– Seja legal

• A Light recomenda que nenhum cidadão faça ligações irregulares para aumentar a iluminação da rua ou abastecer barracas.

• A rede elétrica poderá ficar sobrecarregada e, por segurança, desligar quando menos se esperar.

• Solicite ao órgão público responsável da Prefeitura de sua cidade autorização para usar o solo público.

• Solicite à Light, por meio do Disque-Light Comercial ou Agência Virtual informações sobre ligação oficial ou vá até a uma das agências comerciais da companhia de energia com a autorização da Prefeitura para requerer análise de seu pedido de ligação.

• A empresa verificará as condições da rede e possibilitará que as instalações sejam feitas com toda segurança.

• A rede de baixa tensão (as que ficam mais abaixo no poste) e os ramais de ligação (que ligam a rede à entrada do medidor do consumidor) são extremamente perigosos se não forem manuseados por funcionários da Light, que são especializados e trabalham dentro das normas de segurança exigidas.

Fonte: Light